Vingança

Vingança

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Vingança”.

Nas nossas cidades não tem sido incomum situações de violência inacreditável – mas não o será para sempre. Ficamos imaginando como um ser humano é capaz de fazer aquilo. E aí vem desejo de vingança, de colocar em cena o famoso “olho por olho, dente por dente”, a clássica Lei de Talião, que é uma expressão que vem do latim, do “tal e qual”. Tal, isso, tal aquilo. Talião não era um lugar, mas uma expressão latina tal e qual, talis (tal, igual).

O desejo de dar o troco aparece no mundo da universidade, no mundo da concorrência em vários outros. O líder indiano Mahatma Gandhi foi uma pessoa que pensou na possibilidade de enfrentamento sem violência, de resistência pacífica – não a inação, o conformismo, mas o combate à violência sem o uso de uma violência idêntica. Ele dizia: “O olho por olho e o mundo fica cego”.

Nós precisamo ter mais inteligência para enfrentarmos situações que nos levem a pensar que a única alternativa seja dar o troco.

Não. É preciso uma percepção da justiça, da punidade, que nos impeça que o absurdo que alguns cometem seja por nós reproduzido.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário