Vida útil

Vida útil

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Vida útil”.

Quando vai chegando o fim de semana, muitos se animam: “Vou fazer coisas que me alegrem”, “Quero bombar nesse fim de semana”, “Quero que meus dias sejam úteis”.

Não basta viver, é preciso que a vida, ao ser partilhada, ao ser vivenciada, tenha, de fato, uma utilidade. Ser útil não é apenas ser prestativo, não é alguém que fica o tempo todo servindo às pessoas. É preciso, na vida útil, seguir a si mesmo servindo à própria vida.

O escrito Érico Veríssimo, em Olhai os lírios do campo, nos ensinou: “Felicidade é a certeza de que nossa vida não está se passando inutilmente”, isto é, não está sendo superficial, banal, fútil.

Não é à toa que este livro de Érico Veríssimo remete a uma expressão atribuída a Jesus de Nazaré que, no chamado pelos cristãos de Sermão da Montanha, disse: “Olhai os lírios do campo, eles não tecem nem fiam, mas olha sua cor, o seu manto”.

Não é sinal de despreocupação com a vida; ao contrário, é preocupação para, como os lírios, ser capaz de cuidar para que a vida porte beleza e recuse a frivolidade e a insignificância.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário