Verão e Saúde

Verão e Saúde

Verão, sol, praia, piscina, passeios ao ar livre. Tudo muito bom, mas não podemos esquecer que a exposição solar faz com que o corpo enfrente seu maior desafio, que é manter sua temperatura normal, em torno de 36º C . E o mecanismo que o corpo utiliza é a transpiração. É ela que mantém a temperatura adequada para o bom funcionamento do organismo.



Como transpiramos muito o corpo perde muita quantidade de água e sais minerais (como sódio e potássio). Por isso, devemos beber bastante líquido. Sucos naturais de fruta, água de coco e principalmente a água, são essenciais para repor esses minerais.

É muito importante manter uma alimentação saudável, ingerindo muitas frutas, verduras e legumes (fontes de fibras, vitaminas e minerais). Abuse das saladas, elas são leves e de fácil digestão.

Verão e Saúde

Evite alimentos industrializados, gordurosos e frituras. Os alimentos pesados aumentam a temperatura corporal e exigem muito do nossos corpo, podendo causar mal-estar, azia e indigestão.

 

Dê uma atenção especial as crianças. Elas são mais sensíveis as perdas de água e sais minerais, o que pode causar desidratação. Por esse motivo é muito importante oferecer bastante água a elas, mesmo que não tenham vontade.

Verão e Saúde

 

Quanto aos idosos, a atenção também é muito importante. Como a maioria dos idosos sentem menos sede, a facilidade de gerar uma desidratação é muito grande. Desse modo há uma maior necessidade de beber muita água.

Esses são alguns cuidados para manter o corpo saudável, hidratado e curtir o verão.

 

Leia nossa indicação e post “Bananas e seus benefícios”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário