Transparência

Transparência

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Transparência”.

Immanuel Kant, pensador alemão do século XVIII, foi uma das cabeças mais influentes na área da Filosofia, no campo do Direito e também no estudo sobre as religiões. Kant levantou princípios que foram utilizados por algumas teologias na fundamentação das suas crenças. E ele tem uma frase que define com clareza o que é um comportamento transparente na vida em sociedade. Vale para a família, para a escola, para a universidade e para o nosso local de trabalho.

Kant dizia: “Tudo que não puder contar como fez, não faça”. Isto é, se há razões para não contar o que vai fazer, essas são as mesmas razões para não fazê-lo.

Se você se envergonha de algo que fará ou quer tornar secreto aquilo(não por razões de sigilo que existe na área bancária, ou da invenção e patente, ou, até , na confissão religiosa), mas porque tem vergonha de dizer e não quer que saibam o porquê de tê-lo feito, aí tem de ser evitado.

A conduta secreta, movida pela vergonha de torná-la pública, é indício de que não deveria tê-la.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário