Tempo histórico

Tempo histórico

A história pode servir como mestra, como professora daquilo que temos de aprender. A história não serve apenas para fazermos um relato do que já se foi. Olhar o passado de uma nação, de uma parte da nossa Humanidade, nos dá identidade e também nos proporciona uma série de ensinamentos a partir daqueles acontecimentos.

No nosso país, especialmente, olhar essa História nos possibilita aprender várias coisas. Aquilo que precisa ser olhado para evitar que aconteça de novo e, acima de tudo, nos orienta, nos norteia. Porque a palavra “orientar”, quando se fala em História, se refere ao outro lado do nosso planeta, o orienta; enquanto “nortear” se refere à parte de cima do planeta. Então, na História, orientar, desorientar, nortear, desnortear são coisas que a Humanidade já vivenciou.

O escritor espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616), no século XVII, escreveu, na segunda parte de sua obra magna Dom Quixote, que “a História é êmula do tempo, repositória de fatos, testemunha do passado, aviso do presente, advertência do porvir”.

O estudo da História, o exame daquilo que já passou, uma possível tendência do que poderá ser, uma série de ensinamentos que precisamos observar para não incorrermos em equívocos e, é claro, construir aquilo que nos proteja no futuro.

Olhar a História significa a possibilidade de ter um aprendizado que nos engrandece.

 

 

Texto escrito pelo…

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário