Taumaturgia

Taumaturgia

Muitas vezes o substantivo “taumaturgo” aparece como um nome próprio. Taumaturgo é aquele que faz milagres, que é prodigioso. Taumatus, no grego arcaico, é um antepositivo para a palavra “milagre”.




É muito forte que haja pessoas que aguardam milagres no dia a dia. Isto é, que o milagre aconteça no campo da ação pública, na carreira, na escola. Há um pensamento passível de aceitação no campo das religiões, de que quem tem fé deseje uma intervenção e resolva algo de maneira milagrosa, prodigiosa. Nós, quando crianças, quando tínhamos uma prova a fazer, um trabalho para entregar, sonhávamos com o milagre que podia ter duas naturezas, ou que o trabalho aparecesse pronto ou que fôssemos iluminados durante a prova, mas também outro tipo de milagre que era a professora faltar ou acontecesse alguma situação que cancelasse a aula.

Aquelas coisas que são meio milagrosas e que ficamos desejando, não só da crença, também requerem esforço.

Vários dos nossos antigos diziam: “Quanto mais você treina, mais milagres terá na sua vida”.

Há a compreensão do milagre que algumas religiões têm como sendo fruto de uma intervenção sagrada. Ainda assim, no nosso dia a dia, olhar o milagre como algo que vai resolver sem esforço é meio estranho.

 

 

Texto escrito pelo…

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário