Responsabilidade

Responsabilidade

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Responsabilidade”.




Responsabilidade é a capacidade de assumir com inteligência, com decisão, com sinceridade e, ao mesmo tempo, senso de dever, aquilo que precisa ser feito. Ser responsável é não ser pusilânime. Os latinos usavam muito a expressão “pusilanimidade”. A pessoa pusilânime é aquela que é frágil, que se acovarda, que não assume o que precisa assumir e, portanto, não enfrenta o que tem de se enfrentar.

Uma pessoa com responsabilidade é aquela que responde por algo. Até a palavra “responsabilidade” tem um tipo e radical que é “esponse”, de onde vem “esposa” e “esposo”, aquele que assume um compromisso. E dentro das palavras “responsável” e “responsabilidade” está também a ideia de assumir um compromisso, de se esposar uma decisão, de se esposar uma prática.

Responsável não é sinônimo de culpado. Há muitas situações no dia a dia em que alguém é responsável por uma situação mas não é o culpado. A noção de culpado pressupõe – em grande medida, mas não exclusivamente – intenção. E sempre que nós temos uma situação que envolva a apuração de responsabilidade, alguém tem que responder por aquilo, isto é, não pode calar-se frente ao fato. E é muito interessante como várias pessoas não assumem a responsabilidade. Querem transferir essa responsabilidade na família, na empresa, às vezes no governo em relação a situações que são mais catastróficas no nosso dia a dia.

Ser responsável é evitar ser pusilânime, ou seja, acovardado ,enfraquecido.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário