Quem foi Sócrates ?

Quem foi Sócrates ?

” Só sei que nada sei. Conhece-te a ti mesmo”



Sócrates é para a filosofia o que Jesus representa para o cristianismo. Nascido em Atenas, Sócrates é tradicionalmente considerado um marco divisório da história da filosofia grega. Os filósofos que o antecederam são chamados de pré-socráticos e os que o sucederam, de pós-socráticos. O próprio Sócrates, não deixou nada escrito. O que se sabe dele e de seu pensamento vem dos textos de seus discípulos e de seus adversários.

Perambulava pelas ruas, onde parava desconhecidos e fazia perguntas embaraçosas. Como Jesus, Sócrates morreu de uma forma trágica. De origem pobre, seguiu a mesma profissão do pai, escultor. Mas o ofício logo foi abandonado com a convocação para a guerra de Peloponeso, onde defendeu Atenas contra Esparta. Foi também nessa época que o sábio encontrou o amor – ou melhor, os amores. Não que ele fizesse sucesso com as mulheres – pelo contrário, dizem que sua feiúra era incomparável -, mas a escassez de homens depois das batalhas fez os governantes criarem uma lei extraordinária que permitia o casamento com suas mulheres. Sócrates escolheu Xantipa e Mirton como esposas.

Sócrates falava sem parar dia e noite, inquerindo quem quer que cruzasse o seu caminho. A sede insaciável de diálogo ficou conhecida como método socrático, ou dialética. Etapa essa em que ele propunha aos discípulos uma nova série de questões, com o objetivo de ajudá-los a conceber ou reconstruir suas próprias ideias.

Passava os dias formulando questões e perguntando insistentemente, sem desenvolver uma teoria sequer. Dos diálogos, tentava estimular pensamentos sobre o que é o bem, o justo, o bom e o belo. Ele dizia que a maioria das pessoas passa pela vida como sonâmbulas, sem jamais perguntar a si mesmas, o que estão fazendo, ou por que motivo, o fazem. Elas absorvem os valores e crenças de seus pais, ou de sua cultura, e aceitam tudo sem questionar.

Quem foi Sócrates

A vida e a moral eram as grandes preocupações do pai da filosofia ocidental. Ele definiu o que acreditava ser uma vida virtuosa, onde a paz de espírito era atingida fazendo o certo, o que não era a mesma coisa que seguir o código moral da época. Fazer a coisa certa era uma questão de consciência – Sócrates acreditava que ninguém deseja fazer o mal. Esse princípio levaria à famosa máxima “Conhece-te a ti mesmo”.

Um dia, um amigo de Sócrates consultou o Oráculo de Delfos. Deseja saber se existia alguém mais sábio que o filósofo. A resposta foi direta: “Não, ninguém é mais sábio que Sócrates”. Quando soube da resposta, Sócrates ficou pasmo com a afirmação e foi procurar políticos e poetas para provar o erro do Oráculo. Foi em vão.

Conta-se que, ao conversar com outros sábios, Sócrates concluiu que todos acreditavam que tinham um conhecimento profundo sobre algum assunto, quando, na verdade, não era bem assim. A sabedoria do pensador estava em não alimentar ilusões sobre o próprio saber. Foi dessa lógica que Sócrates extraiu a histórica frase “só sei que nada sei, pensamento que lhe rendeu vários inimigos em Atenas, que o acusavam de ser, na verdade, um sofista interessado em se aproveitar da retórica para mentir.

O filósofo foi levado ao Tribunal, acusado de colocar em risco a moralidade ateniense e dissuadir a crença nos deuses. Recusando-se a abrir mãos de suas ideias, o sábio tomou um cálice de cicuta – veneno extraído de uma planta que paralisa gradualmente o corpo.

Morreu aos 70 anos. Durante o julgamento, disse uma de suas frases mais marcantes “A vida irrefletida não vale a pena ser vivida”. Seu fim foi suave, com o veneno lentamente adormecendo as partes de seu corpo, rodeado por admiradores. Dizem que quando pediu para sua esposa Xantipa deixar a sala de execução, para se poupar de vê-lo morrer, ela gritou, inconformada “Mas você é inocente!” Ao que ele respondeu. ” E você queria que eu fosse culpado?”.

Poucos minutos antes de cumprir seu destino, se despediu dos discípulos: “Já é hora de irmos. Eu para a morte, você para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo ? Isso é segredo”.

 

Leia nossa indicação de post “Experiência”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário