Prospectar, a ferramenta de conexão

Prospectar, a ferramenta de conexão

Antigamente a venda não se preocupava com a satisfação do cliente propriamente dita. Não se dava a devida atenção para um consumidor específico, importava-se mais com bons resultados do que com coerências comerciais e de atendimento.




Aos poucos, a linha de raciocínio fez ver que agradando ao cliente, fidelizando-o, era um garantia de mais uma venda no futuro não ficando somente retornos no presente. O consumidor começou a se tornar um investimento de diferentes prazos.

Com o tempo, as empresas começaram a entender a óptica da qualidade de produtos e serviços, prezando por consequências melhores financeiramente. Essa consequência não nasceu do dia para a noite, foram precisos longos anos para uma realidade ser vista: a da prospecção.

Prospectar é uma atividade que tem o objetivo de encontrar clientes certos para vendas. Os meios são os mais variados, no entanto, o cliente é a peça fundamental para proporcionar seu devido fluxo de caixa e dar melhores aportes em serviços e produtos na empresa.

A visão de alimentar a competitividade nos mercados estão relacionados com os preços, o retorno sugerido e adequações. Modernamente, a “ponte” que foi desenhado pelo mercado, levou o consumo a ser mais exigente e importar-se mais com o seu meio, bem estar, fontes de vida, etc. Não bastava vender uma ideia, precisava impor condições para que essa venda seja saudável.

A estratégia de pedidos era unicamente o processo produtivo: quanto mais se fabricava mais se vendia. As crises passadas sobrevieram novamente pelo excesso de mercadorias, como fazer para que seja proporcional à economia?

Aí nasce-se o diferencial de um produto. Um casado, uma bolsa, um carro ou uma manta de mais de uma cor. Isso é escolha. Acabamento, personalização, perfil, dinâmica, layout, etc. O consumidor, a empresa e o fornecedor entenderam. Nascia uma consequência fundamental para o nascimento da moda: estilo.

O lucro vem depois de se dar bem com sua clientela. É claro que a sustentabilidade ganhou força também quando a consciência do meio ambiente se tornou vital para a sobrevivência futura, porém o mercado é movido a informação e flexível. A tecnologia deu um novo horizonte com base nas escolhas e objetivos.

Prospectar está além da ideia de novo ou da manutenção de um cliente, é uma ampla cadeia de processos e ações independentes entre si. A resiliência é talvez sua palavra-chave.

Prospectar é uma ferramenta de conexão que traz novas tendências e aportes para o clientes, novas possibilidades. É bom começar prospectando-se a si mesmo.

 

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