Perder amizade por causa de política não é uma boa

Perder amizade por causa de política não é uma boa

Vale a pena perder uma amizade por causa de política?

Há uma onda de postagens no Facebook de pessoas pesquisando por amigos que são fãs da página do Jair Bolsonaro ou de Lula/Haddad e desfazendo amizades. Perguntar não ofende, algumas respostas provavelmente sim: será que vale a pena adotar este tipo de atitude em vez de tentar iniciar algum diálogo de esclarecimento? No calor deste momento, lembrei de uma citação do jornalista Alon Feuerwerker sobre o assunto:

Não brigue com seu amigo por causa da política. Depois os políticos se entendem, mas você perdeu um amigo.

Essa convicção, de que não vale a pena desfazer uma amizade por causa de política, tem passado por uma série de abalos nos últimos tempos.

Ok, você pode me dizer que gente que curte essa página apóia atitudes injustificáveis e representa uma “causa perdida”. Mas eu imagino que você teve alguma razão para considerá-lo seu amigo e acompanhar os pensamentos, fotos e memes que ele compartilhava nas redes sociais. Se em algum momento de sua vida houve algum laço de amizade entre vocês dois, não seria uma atitude mais razoável tentar abrir alguma linha de diálogo?

Lindbergh Farias, ex-presidente da UNE, e Fernando Collor, ex-presidente que renunciou ao cargo pouco antes de ser deposto por impeachment em 1992, em encontro amistoso no Senado Federal em 2011.

Lindbergh Farias, ex-presidente da UNE, e Fernando Collor, ex-presidente que renunciou ao cargo pouco antes de ser deposto por impeachment em 1992, em encontro amistoso no Senado Federal em 2011.

(Importante: não estou falando de um daqueles casos cada vez mais comuns de Fla vs Flu ideológico, em que absolutos estranhos que você nunca viu na vida aparecem no seu blog ou perfil em rede social só para vociferar ofensas e monologar sobre crenças irredutíveis, em casos nos quais discussões produtivas são quase uma utopia.)

Caramba, se em algum momento você foi amigo de uma pessoa, por que simplesmente limá-la da sua vida sem antes tentar compreender melhor suas ideias, convicções, argumentos? Esse discurso nocivo de divisão do país, que foi disseminado de forma abjeta em comícios e propagandas políticas, está sendo transposto para a era das redes sociais sem que haja um mínimo de reflexão crítica sobre as consequências de se romper um laço de relacionamento.

É inevitável citar aqui a armadilha do filtro-bolha: se eu só sigo gente que concorda com a minha visão política, os likes e comentários que recebo em minhas postagens não passarão de manifestações de uma claque de pessoas já convertidas. Oras, qual a razão de ser de eu me fechar em uma bolha, bloqueando e excluindo vozes dissonantes à minha, se essas mesmas vozes permanecerão se manifestando em um Facebook paralelo ao meu, em comentários postados em notícias de portais e vídeos de YouTube, e, principalmente, nas urnas eleitorais?

Podemos criticar (com toda razão) o sistema eleitoral vigente e suplicar por uma reforma política urgente, mas o fato é que os congressistas que propõem e votam as leis que regem nosso dia a dia representam o povo brasileiro e, vale a pena lembrar, são o reflexo das ideias, convicções e anseios de muita gente que você passa a ignorar ao excluir amizades, bloquear contatos e limar a abertura de diálogos.

Na vida online é até simples você se esquivar destas pessoas de quem você discorda, mas você não poderá ignorá-las quando elas se manifestarem no elevador do seu prédio, no táxi que você pegar, no escritório em que você trabalha, na escola em que seus filhos são educados. E é por essas e outras que eu insisto com a filosofia de manter amigos de diversas correntes ideológicas e orientações religiosas em minha timeline, que me ajudam a enxergar a realidade sob diversos prismas, repensar constantemente certezas que não devem ser definitivas e tentar buscar o convívio amistoso com diferenças.

Perder amizade por causa de política não é uma boa

E o que Milan Kundera tem a dizer sobre amizade e convicções políticas?

Em Um Encontro, coleção de ensaios publicada no Brasil pela Companhia das Letras, Milan Kundera dedicou um texto para falar dos desafios que uma amizade enfrenta quando submetida ao desafio de opor duas convicções opostas. Vale pensar nas reflexões feitas por Kundera:

Em nosso tempo, aprendemos a submeter a amizade ao que chamamos de convicções. E até mesmo à fidelidade de uma retidão moral. De fato, é preciso ter muita maturidade para compreender que a opinião que defendemos é apenas nossa hipótese preferida, necessariamente imperfeita, provavelmente transitória, que apenas os mais obtusos podem transformar em uma certeza ou verdade. Ao contrário de uma fidelidade pueril a uma convicção, a fidelidade a um amigo é uma virtude, talvez a única, a derradeira. Hoje, eu sei: na hora do balanço final, a ferida mais dolorosa é a das amizades feridas. E nada é mais tolo do que sacrificar uma amizade pela política.

Para encerrar: a respeito das decepções que provavelmente todos nós tivemos ao longo desta crise política, independente de orientação ideológica, me foi inevitável lembrar desta afirmação de Millôr Fernandes:

Como são admiráveis as pessoas que nós não conhecemos bem.

Artigo escrito e publicado no MEDIUM

 

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