Paradoxo

Paradoxo

O termo paradoxo é usado para designar aquilo que parece não fazer sentido. O termo doxa no grego antigo significa “opinião”, e pra quer dizer “lateral”, algo que sai daquilo que vai numa única direção. Daí a ideia de paradoxo é aquilo que fica meio lateralizado, algo que aparentemente não faz sentido.

Mas é preciso pensar na própria ideia de paradoxo, porque também nos faz avançar, nos faz crescer, perturba uma visão acostumada com coisas muito familiares. O paradoxo ajuda a inovar vários de nossos modos de olhar, de fazer e de pensar.

O filósofo espanhol Miguel de Unamuno (1864-1936) lembrava o que é paradoxo: “Uma palavra que os tolos inventaram para aplicá-la a tudo que ouvem pela primeira vez. Para Adão, tudo seria paradoxo, ou melhor, nada o seria”.

Parece, de fato, paradoxal. Por que nada o seria? Porque ele não teria referência. O paradoxo exige a existência de uma outra coisa à qual se possa compará-lo. Adão, no sentido de ser simbolicamente o primeiro ser humano, não teria como fazer de outro modo, afinal, tudo para ele seria, de fato, a primeira vez. Isso continua dentro da matemática, dentro da ciência, dentro da religião, dentro dos afetos, fazendo parte da nossa existência.

O paradoxo nos perturba, às vezes nos ajuda, mas, sem dúvida, consegue nos surpreender.

 

Texto escrito pelo…

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário