Otimismo vs Pessimismo

Otimismo vs Pessimismo

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Otimismo vs Pessimismo”.




Quando a semana está começando, a encaramos de uma maneira otimista ou pessimista. Alguns dizem: “Eu sou realista. Não sou otimista nem pessimista”. Querendo indicar que o realista precisa justificar alguns dos pessimismos que carrega.

O pastor norte-americano William Arthur Ward, que morreu em 1994, foi um grande construtor de máximas. Uma das que eu mais aprecio é: “Para o otimista, todas as portas têm maçanetas e dobradiças. Para o pessimista, todas as portas têm trincos e fechaduras”.

Parece autoajuda, no mal sentido da expressão, mas é uma frase que nos ajuda a pensar na grande diferença entre alguém que, ao olhar as coisas, procura o que pode ser feito. Isto é, numa porta vai buscar a maçaneta e a dobradiça, enquanto aquele outro enxerga, não só num primeiro momento, mas o tempo todo, apenas os trincos e as fechaduras.

O pessimista, de maneira geral, procura indicar só os obstáculos, sem admitir a capacidade de ultrapassá-los. E, ao ver numa porta os trincos e as fechaduras, não presta atenção nas maçanetas e nas dobradiças.

Claro que o otimista não pode ser alguém que não enxergue os trincos e as fechaduras, mas ele não fica aprisionado, fixado pelos trincos e fechaduras, busca abri-los.

Isso pode até aparecer, digo de novo, algo ligado à má ideia de autoajuda, mas é muito bom pensar que o otimista é aquele que enfrenta, em vez de lamentar.

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário