Os Desafios da Escola no Mundo Contemporâneo

Os Desafios da Escola no Mundo Contemporâneo

No Brasil, embora a educação tenha mudado nas últimas décadas, ainda está longe de ser satisfatória. Perdemos a noção do valor da profissão do professor. Os desafios são grandes. Com a globalização, as informações chegam mais rápido, porém falta responsabilidade, comprometimento, inovação e planejamento para com a educação.

Os professores são responsáveis pela construção de nosso futuro, são eles que preparam  futuros médicos, advogados, engenheiros, empresários. O professor, que, ironicamente, é mal pago e mal visto, constitui o primeiro degrau para o desenvolvimento da sociedade. Um motivo pelo qual muitos professores não conseguem preparar os alunos adequadamente é que hoje, precisam desempenhar tantas funções que não lhes sobram tempo para ensinar com eficácia.

É necessário investir mais recursos no sistema educacional. Os salários dos professores precisam ser aumentados e o número de alunos por sala de aula, reduzido. É importante avaliar a competência dos professores. O bom professor é aquele que sempre se atualiza, aprende e compartilha o que sabe com os alunos. Para tanto, cabe aos governantes investir também na educação contínua dos professores, além de pagar o salário em dia.

Segundo Paulo Freire, é preciso desenvolver os saberes necessários à prática educativa e transformar a escola no principal lugar onde as pessoas aprendem  a ser sujeitos de sua própria realidade e atuantes no mundo em que vivem.

Por fim, o Brasil nunca se tornará uma superpotência se a educação não se tornar prioridade e se os professores não forem considerados o elemento fundamental para o desenvolvimento da nação. Educação é sinônimo de futuro. O país que deixa de investir hoje na educação de seus jovens, compromete seu amanhã!

 

Leia nossa indicação e post “Amar e ser livre- As bases para uma nova sociedade”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário