Omissão

Omissão

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Omissão”.




“Não, isso eu não vou fazer” ou “eu não quero saber” ou “não vou me meter nisso”. Quando olhamos o campo das nossas ações, da nossa conduta, seja em qualquer atividade, no campo do ensino, da docência, da empresa, temos que olhar não só o que fazemos, mas também o que deixamos de fazer. É também importante refletir sobre as nossas omissões, aquelas escolhas que fazemos pela ausência, pela não ação, pela interrupção ou nem o início de algo que deveria ser feito, as atitudes não tomadas, aquilo que deixamos de praticar.

Padre Antônio Vieira, português que viver no Brasil, muito tempo em Salvador, tem um sermão do século XVII, da Primeira Dominga, como se dizia na época, em que ele faz uma advertência muito séria. “Sabei todos que, se vos há de pedir estreita conta do que fizestes, mas muito mais estreita do que deixastes de fazer, pelo que fizeram, se hão de condenar muitos, pelo que não fizeram, todos.”

Pode parecer apocalíptico, um pouco admoestatório, mas nos ajuda muito a pensar. Isto é, qual o campo das nossas ações e omissões?

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário