Oleaginosas e nossa saúde

Oleaginosas e nossa saúde

As castanhas-do-pará, nozes, castanhas de caju, amêndoas, pistaches, macadâmia e as avelãs fazem parte de uma família de frutas chamadas de oleaginosas, que protegem a saúde do coração.



São fontes de vitaminas, proteínas, fibras, minerais, lipídios, compostos bioativos (substâncias que favorecem a saúde, contribuindo para o bom funcionamento dos órgãos e combatendo doenças), estimulam o sistema imunológico, possuem ação anti-inflamatória e antioxidante.

Aliadas a uma dieta saudável, as oleaginosas ajudam no controle da glicemia do sangue, na diminuição do LDL (colesterol ruim) e na manutenção do HDL (colesterol bom). As oleaginosas sem sal são as mais indicadas, pelo teor reduzido de sódio.

Oleaginosas e nossa saúde (1)

Várias são as formas que podem ser consumidas. In natura é a melhor delas. Mas é importante ficar atento a quantidade diária, de até 30 gramas, para que não prejudique a saúde.

Podem ser excelentes opções de lanches entre as refeições. Podendo ainda ser utilizadas em saladas e outros alimentos como bolos, pães, biscoitos, frutas e vitaminas.

Oleaginosas e nossa saúde (1)

Receita de Mix de Oleaginosas:

4 castanhas-do-pará

4 castanhas de caju

4 nozes

10 pistaches

4 amêndoas

Misture tudo. Rende duas porções. Bom para dois lanches.

 

Leia nossa indicação de post “Conheça a alimentação que aumenta o bom humor”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário