Odisseia

Odisseia

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Odisseia”.

Quando estamos numa viagem, especialmente num feriado prolongado, numa estrada cheia, dizemos: “Vou entrar numa odisseia”, “Aquela foi uma odisseia”. E a palavra “odisseia” está ligada a uma estupenda obra literária, atribuída a Homero. Odisseia supostamente produzida no século VIII a.C.

Duas obras são ligadas a esse conceito. A Odisseia de um lado e a Ilíada de outro. Ilíada, que trada do semideus grego Aquiles, é contada em versos na ida dos gregos para a guerra em Troia. E o retorno, após a vitória dos gregos sobre os troianos, também na forma de versos, é chamada Odisseia. Ela conta a história de Ulisses, rei de Ítaca, casado com Penélope.

E nessa história poderia se questionar: “Se é a história de Ulisses, por que não se chama Ulisseia?” Porque Ulisses é um nome romano derivado de um nome grego chamado Odisseus.

E como a história conta a volta difícil desse homem no meio do mar, com tempestades, em que ele encontra sereias, ciclopes, monstros, feiticeiras, essa viagem cheia de atribuições, criou um livro cujo título é Odisseia, por causa do Ulisses, que deu essa ideia de que toda viagem é difícil, complicada, transforma-se numa grande odisseia, como a vida humana.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário