O Valor da Amizade

O Valor da Amizade

“As almas se entrosam e se confundem em uma única alma, tão unidas uma a outra que não se distinguem, e nem se percebe a costura entre elas.” Montaigne.

A amizade é um relacionamento de afeto, lealdade e proteção que uma pessoa tem pela outra. Alguns amigos são “melhores amigos”, pois se consideram mais que amigos, um irmão de coração. Ao ponto de colocar o interesse do outro à frente do seu próprio interesse. Não precisa acontecer com pessoas iguais, que tenham os mesmos gostos e pensamentos. Geralmente envolve pessoas diferentes. Não há regras. Esse é o mistério de tudo isso. Os amigos nos ajudam a pensar e agir. Assim, para atingir o bem necessário, é preciso conviver.

Aristóteles afirma que “Quando as pessoas são amigas, não tem necessidade de justiça, enquanto mesmo que são justas necessitam da amizade.” E  definiu a amizade como “Uma alma em dois corpos”.

Epicuro, considerado filósofo da amizade, afirmou que “De todas as coisas que a sabedoria nos oferece para a felicidade da vida, a maior é a amizade.” Segundo ele, ainda que ela não nos livre das dores do corpo e da alma, nos auxilia a suportá-las.

O Valor da Amizade

Na história da filosofia encontramos vários pensadores que apontam para a importância da amizade. É o amigo quem nos alerta, quem nos provoca a pensar. É ele que compartilha conosco suas histórias, seu modo de ser, seu cuidado, seu riso. É com ele que desabafamos quando estamos tristes. E é com ele que queremos estar quando nos sentimos felizes.

O Valor da Amizade

“A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas”

A amizade é um sentimento nobre, que nos ensina a compartilhar. E que nos mostra que também somos vulneráveis. Que todos nós precisamos de atenção, de alguém que nos escute, que nos ajude nos momentos difíceis, para que possamos passar por eles da melhor forma possível. Um amigo é o bem mais valioso que uma pessoa pode ter. E a magia disso tudo é que a amizade não tem cor, não tem religião, não tem tamanho, nem língua e nem raça. Ela é apenas e simplesmente ela mesma. Um sorriso, um afeto, uma palavra, mas que naquele momento de dor ou de alegria é o que mais se tem de importante e de grandioso.

 

Leia nossa indicação e post “Ser gentil é ser nobre”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário