O que Sócrates Quis dizer com: Só Sei que Nada Sei?

O que Sócrates Quis dizer com: Só Sei que Nada Sei?

Bem vindos a mais um texto meu texto aqui na coluna, sou João Probst, do blog Ágora do Pensamento, e venho trazer para você muita filosofia e reflexão.




 

Hoje o tema é sobre um dos filósofos mais conhecidos, Sócrates, vou falar sobre uma das suas falas mais compartilhadas, principalmente nas redes sociais, – Só sei que nada sei – mas que, de fato, é pouco compreendida.

 

Ou ainda, muitas vezes é interpretada em um sentido totalmente em um sentido contrário pretendido pelo autor.

O que Platão Quis dizer com Só Sei que Nada Sei

Vamos lá? Bora filosofar?

Esta famosa frase sempre está associada a humildade, uma lição de que quanto mais conhecimento adquirimos devemos ser ainda mais humildes.

Sim, é verdade, um sábio é aquele que toma uma posição de igualdade sabendo que não é o dono da verdade, e que sempre é possível aprender mais.

Até porque por maior que seja nossa caminhada nessa brincadeira chamada vida, o homem mais sábio do mundo possui a noção da sua inferioridade perante a vastidão do universo.

Entretanto, não é somente isto que Sócrates se referia ao proferir sua frase famosa.

“Só sei que nada sei” revela a verdadeira natureza da filosofia.

Explico.

Ser um filósofo vai muito além da busca pelo conhecimento, dedicar uma vida a aprender mais sobre si mesmo e sobre o mundo é apenas uma face da filosofia.

Filosofar, como o próprio significado da palavra fala, é ser amante da verdade. E isto é um conceito mais complexo do que parece.

Filósofos buscam destruir falsos conceitos, mitos e demonstrar como o mundo é de verdade, e fazem isto por meio do raciocínio.

O que é a verdade?

O que Platão Quis dizer com Só Sei que Nada Sei

Mas você tem que ter noção que a verdade é um conceito relativo, de certo modo a verdade não existe.

Não se assuste, logo você entenderá.

A verdade, como fato imutável e eterno, não existe, nada impede que o que é considerado como fato verdadeiro hoje seja no futuro considerado como falso.

Então, “só sei que nada sei”, além de ser um compromisso de humildade, é uma atitude que afirma que tenho uma opinião hoje sobre determinado assunto mas que estou livre para ser confrontado sobre meu ponto de vista.

E isso quando você é um filósofo é até bem comum, quando somos mais jovens temos uma determinada visão sobre tudo na vida, mas conforme amadurecemos mudamos muito e passamos a ter opiniões diferentes.

Você se considera um filósofo? Não? Tem certeza? Leia este texto:

Para que Serve a Filosofia ?

Portanto, a ignorância não é tão somente a falta de conhecimento ou de inteligência, mas a relutância de transformar pensamentos, para alcançar a sabedoria devemos nos libertar de falsas crenças limitantes e estar aberto às possibilidades.

E você? Como interpreta a frase “só sei que nada sei”? Qual outra frase filosófica que você gosta? Participe nos comentários!

Indicação de leitura:

Comportamento Humano e Sociedade

Filosofia: 30 Textos Que Você Deve Ler

Coluna Ágora do Pensamento

www.agoradopensamento.blogspot.com.br

Curta no Facebook

Até o próximo texto!!

 

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário