“O homem é a medida de todas as coisas“

“O homem é a medida de todas as coisas“

Frase dita pelo próprio Leonardo da Vinci  “O homem é a medida de todas as coisas”, é uma afirmação à respeito de sua pintura do homem Vitruviano feita na época renascentista. Mas o que será que podemos perceber por trás destas palavras? Será que o homem contemporâneo possui os mesmos pensamentos do homem renascentista?O que mudou de lá para cá?

 

Se analisarmos bem a frase podemos perceber que o homem contemporâneo possui algumas características do renascentista, mesmo agora com a exploração do universo por intermédio de satélites e sondas espaciais nosso pensamento ainda persiste quando fazemos tudo em função de nossa espécie, não levando em consideração os demais organismos que compõem nosso planeta.Quando projetamos um edifício, um veículo ou qualquer elemento a grande maioria não pensa nas conseqüências de suas criações principalmente quando essas criações distorcem o espaço onde elas estão inseridas pois elas podem afetar outros seres viventes.

 

A concepção do antropocentrismo ainda está inserida na humanidade, pois a desvalorização da natureza deixa claro que o homem ainda se acha o centro do universo, mesmo a raça humana sendo dotada de razão a nossa inteligência não pode ser mensurada em comparação as outras espécies pois por se tratar de espécies distintas elas não podem ser comparadas devido a sua distinção biológica.Mas isso não nos dar o direito de invadir o espaço delas.

 

O homem Vitruviano tem grande representabilidade no campo artístico e filosófico pois um de seus significados é: “simetria básica das medidas do homem que se estendem pelo universo”.

 

Mas será que essa simetria deveria se estender pelo universo? Só porque somos dotados de razão não podemos mudar todo o universo para o nosso padrão, devemos nos adaptar.

 

O homem não se adapta pelo contrário ele modifica o espaço dentro de suas necessidades, novamente o pensamento antropocêntrico é evidenciado nisto, então a afirmação de Da Vinci sempre perpetuará, pois o homem sendo a medida de todas as coisas faz com que o mundo não seja visto como algo que pertence a todos os organismos biológicos como plantas e animais, mas o mundo pertence somente o homem. Infelizmente é um pensamento egoísta.

 

UPDATE: A frase “O homem é a medida de todas as coisas” foi dita pelo filósofo Protágoras, mas Leonardo Da Vinci tornou a famosa novamente ao mencioná-la como explicada no texto.

 

Leia nossa indicação e post “http://www.pensarbemviverbem.com.br/o-essencial-e-invisivel-aos-olhos/”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário