Não ponha palavras na minha boca, ponha chocolate

Não ponha palavras na minha boca, ponha chocolate

Quem não gosta de sentir um pedaço de chocolate derretendo na boca?

E a sensação deliciosa de um chocolate quente naquelas noites de frio?

“Ao leite, amargo, com frutas,                                                                                      Em pó, em barra, quente ou frio.                                                                                  Não importa a forma                                                                                               Como ele se apresenta a nossa frente.                                                                        Porque ele continua sendo                                                                                            A  delícia que é.”

A primeira civilização a provar do fruto do cacueiro foi a Olmeca, originária da América do Sul há cerca de 1500a.C. Fruto, esse, chamado de Theobroma cacau, que significava alimento dos deuses e era ingerido por sacerdotes em rituais religiosos.

Quando os primeiros colonizadores espanhóis chegaram a América, o cacau era cultivado pelos Astecas (que acreditavam que a sabedoria e poder vinham do consumo do cacau e que o fruto apresentava qualidades nutricionais, fortificantes e afrodisíacas) e os Maias (tinham o fruto como símbolo da vida e da prosperidade) e de acordo com os historiadores o cacueiro chamado de cacahualt, também era considerado sagrado para esses povos.

Trazido para a Europa por Cristóvão Colombo em 1502, era de uso exclusivo da nobreza e consumido na forma de bebida quente e amarga. Os europeus passaram a adoçar e misturar especiarias para adequá-los ao seu gosto.  O chocolate da forma que consumimos hoje é o resultado de aprimoramentos que foram realizados desde a colonização da América.

Não ponha palavras na minha boca, ponha chocolate

Com o surgimento de processos industriais surge o chocolate com leite e depois em barra. Em 1819 foi fundada a primeira fábrica de chocolate na Suíça. Fazendo com que o chocolate começasse a se espalhar pelo mundo, se tornando tão popular que até durante a Segunda Guerra Mundial, o governo dos EUA mandou sementes de cacau para as tropas. Atualmente, o exército americano inclui barras de chocolate nas suas rações. O chocolate foi levado para o espaço fazendo parte da dieta de astronautas americanos.

Nos dias atuais é encontrado em diferentes formas, que vão do chocolate em barra ao chocolate em pó, sem esquecermos dos tradicionais ovos de Páscoa e dos bombons. É ingrediente de um grande número de alimentos como bolos, tortas, mousses, biscoitos, sorvetes e vários outros tão comuns em nossos dias.

No mundo todo o chocolate aparece nas tradições, em festividades populares, como a Páscoa, dia das mães, dia dos namorados, etc.

O chocolate reduz o estresse, incentiva a satisfação e a sensação de excitação. Induz o relaxamento físico e mental, pois funciona como um estimulante semelhante a cafeína. O chocolate pode ser um aliado a saúde do coração, já que conta com os flavonóides, substância antioxidante e anti-inflamatórias capaz de melhorar a saúde cardiovascular, a circulação do sangue, a memória, o desempenho cognitivo (processo de aquisição do conhecimento através da percepção, atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem), e reduzir a pressão arterial.

Não ponha palavras na minha boca, ponha chocolate

Estão ainda presentes no chocolate, carboidratos, vitaminas do Complexo B e minerais como ferro, potássio, manganês e magnésio.

Quando há deficiência de magnésio comum no período menstrual, há um aumento no desejo de comer chocolate.

O chocolate branco é produzido através da manteiga de cacau. Ele é o que possui menos quantidade de propriedade benéfica a saúde, além de ser rico em gordura saturada, que colabora para a elevação do peso.

O chocolate amargo é fabricado com grãos torrados de cacau. Ele contém pouco açúcar e não tem acréscimo de leite na composição. É considerado um dos mais benéficos a saúde já que é rico em flavonóides.

Diet é indicado para diabéticos, já que não possuem açúcares na composição. No entanto, ele possui um teor maior de gordura para garantir a mesma consistência. Sendo assim, às vezes é mais calórico do que o normal, dependendo da marca.

Não ponha palavras na minha boca, ponha chocolate

A verdade é que para a felicidade de cada um, o chocolate se faz presente e tem para todos os gostos. Nos trazendo um pouco de alegria nos momentos de tristeza e mais prazer nos momentos de felicidade. Não há motivos para se comer chocolate, basta vir aquela vontade, por menor que seja e ele se faz presente para adoçar a nossa alma.

 

O sabor do chocolate é algo diferente                                                                         

Ele é prazeroso, é misterioso                                                                                       

E de alguma forma é lírico ao nosso ser.                                                         

Sentir o chocolate se derretendo na boca                                                               

É como sentir o que há de mais exultante                                                   

Dançando dentro da gente.                                                                                       

Os povos antigo tinham razão ao associá-lo como alimento dos deuses.           

Pois que alimento que não seja o chocolate                                                               

Pode nos proporcionar tamanha satisfação?                                                       

Não importa a forma que se encontre ou estado que se apresente                     

Ele será sempre estimulante, intrigante e inebriante.                                           

Será único.                                                                                                                 

Com o sabor que deleita a alma e acalma o coração.                                                          

 

 

Leia nossa indicação e post “Conheça a alimentação que aumenta o bom humor”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário