Não basta entender você tem que saber explicar

Não basta entender você tem que saber explicar

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “não basta entender, tem que saber explicar”.

Quem dá aula já ouviu com frequência expressões como “Professor, eu entendi, mas não sei explicar“, “eu entendi, mas eu não sei contar“. E ai nós somos obrigados a dizer algo que vale no mundo do conhecimento: só é capaz de dizer que de fato aprendeu algo aquele que também consegue explicar. Alguém que algo já entendeu e não consegue passar adiante, ainda não entendeu em profundidade. Porque do entendimento faz parte a capacidade da explicação.

Porém, uma coisa é entender outra é compreender. Entender significa decodificar uma mensagem, ser capaz de ler uma frase, mas ler uma frase e entendê-la não é o mesmo que compreendê-la. A palavra “compreender” significa aprender comigo, que eu sou capaz de tornar próprio, tornar meu. Compreensão, prender comigo, uma ideia, um conhecimento ou um valor. É aquilo que eu consigo utilizar, consigo ter autonomia na aplicabilidade. Nesta hora, eu tenho que ser capaz de explicar. Essa frase “entendi, mas não sei explicar” é muito estranha.

A explicação, o modo como um conteúdo será entendido, só terá completude como compreensão quando também outro puder capturar, estar naquela mesma relação de comunicação.

“Entendi, mas não sei explicar”, então, não entendeu, precisa estudar de novo e melhor.

Mario Sergio Cortella

Não basta entender você tem que saber explicar

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

Deixe seu comentário