Mexerico

Mexerico

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Mexerico”.




Mexerico é algo presente em vários ambientes, e nem o ambiente acadêmico, que, em princípio, pareceria um pouco vulnerável a essas questões pelo ar de seriedade que procura transmitir, está imune. Ao contrário, no mundo acadêmico, como no trabalho, na família, na educação, a convivência, em geral, o mexerico se faz presente.

Claro que há dias em que até se tira para mexericar. No fim de semana, há pessoas que se dedicam com mais intensidade a “essa arte”. A palavra “mexerica”, no nosso idioma, lembra uma fruta que, em algumas regiões do Brasil, é chamada de bergamota ou de tangerina. É interessante porque mexerica está ligada de certa forma à noção de mexerico, porque, dizem os antigos, aquilo que conseguia se espalhar com muita força era o cheiro da mexerica.

E, tal como aquele que faz fofoca, denuncia-se com facilidade quem consumiu mexerica por causa do aroma que exala; e as coisas acabaram se juntando. Também é preciso lembrar que a palavra “mexerico” tem uma origem no latim, em que mix é um antepositivo para mistura, assim como “miscelânea”, “mistura”.

Por isso, mexerica é um pouco aquilo que é misturado, uma vez que a própria fruta pareceria uma mescla do limão com a laranja.

Com certas pessoas que, parecendo doces na nossa presença, são mais ácidas às nossas costas…

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário