Mandar

Mandar

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Mandar”.

Exercer a autoridade pesa. O pensador espanhol Miguel de Unamuno dizia: “Compadeça-se quem manda de quem obedece, e de si mesmo se compadeça por ter que mandar”.

Parece uma contradição. Por que se compadecer de quem obedece? Porque eventualmente a autoridade exercida é algo que fere. Por outro lado, compadeça-se de si mesmo por ter que mandar, porque o uso do mando, da autoridade, do poder tem um peso – ele carrega uma responsabilidade.

Se há algo extremamente confortável é quando não temos nenhuma responsabilidade. Aquele que precisa ter uma autoridade dentro de casa, com os filhos, na empresa, em uma instituição, na escola, ao ter a responsabilidade de comandar, precisa assumir as consequências que daí virão, se o mando for correto ou não, se a obediência for dentro de um patamar de compreensão e não apenas do uso da força, se for a partir do convencimento e não do vencimento das pessoas.

O exercício da autoridade tem um peso e precisa ser sopesado, tem que ser colocado na balança, porque não é toda pessoa que consegue o exercício do mando com equilíbrio, por não saber lidar com o peso da responsabilidade.

Mandar exige saber refletir sobre as consequências do que virá a partir daquilo que se manda.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário