Livro: Não se esqueçam da rosa

Livro: Não se esqueçam da rosa

Sinopse

Akio tinha 7 anos quando viu sua cidade Hiroshima sendo devastada pela bomba atômica na Segunda Guerra Mundial. Seus pais morreram por consequência da bomba e por isso, ele e seus tios vieram morar no Brasil, onde ele se tornou médico e se casou com uma brasileira, Maria, com quem teve 3 filhas, Hanako, Yoshiko e Mieko.

Aos 12 anos sua filha mais velha, Hanako, que sonha em ser escritora e é fã de Anne Frank (adolescente alemã de origem  judaica, vítima do Holocausto), começou a se sentir fraca e adoeceu repentinamente, sendo diagnosticada com osteopatia, doença degenerativa progressiva dos ossos, causada por efeitos colaterais da explosão nuclear.

E mesmo Akio não apresentando sequelas visíveis, ele teve suas células reprodutoras afetadas e agora aos 12 anos sua filha Hanako sofre as consequências de uma guerra de que ela não esteve presente.

Livro Não se esqueçam da rosa

Publicado em 1985, Não se esqueçam da rosa, de Giselda Laporta Nicolelis, nos leva a conhecer a cultura japonesa e ao mesmo tempo conta as consequências da explosão nuclear em Hiroshima, durante a Segunda Guerra. Hanako, nome que significa “filha da flor”, um nome com uma grande intensidade simbológica, já que Hanako foi filha da flor de Hiroshima (nome ‘carinhoso’ dado a bomba atômica).

Livro Não se esqueçam da rosa

“Dentro dos primeiros 2-4 meses após os ataques atômicos, os efeitos agudos das explosões mataram entre 90 mil e 166 mil pessoas em Hiroshima e 60 mil e 80 mil seres humanos em Nagasaki; cerca de metade das mortes em cada cidade ocorreu no primeiro dia. Durante os meses seguintes, vários morreram por causa do efeito de queimaduras, envenenamento radioativo e outras lesões, que foram agravadas pelos efeitos da radiação em ambas as cidades, a maioria dos mortos eram civis, embora Hiroshima tivesse muitos militares.”

Livro Não se esqueçam da rosa

É uma história comovente que nos faz refletir sobre até que ponto a vida tem alguma importância para quem busca poder e força. A guerra machuca quem a presencia e as gerações futuras. Pois, além das pessoas que vivenciaram a dor, que foi ver as explosões nucleares atingirem o Japão e destruírem as cidades de Hiroshima e Nagasaki, anos depois essas pessoas continuam vendo seus filhos sendo feridos pela rosa.

Caso se interesse em adquirir o livro, você pode comprar ele através do link abaixo:

https://amzn.to/3OEtnqF

Leia nossa indicação e post “Livro Extraordinário”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário