LIVRO: Malleus Maleficarum – O MARTELO DAS BRUXAS

LIVRO: Malleus Maleficarum – O MARTELO DAS BRUXAS

LIVRO: Malleus Maleficarum – O MARTELO DAS BRUXAS

Um triste e repulsivo livro com 256 páginas escritas em latim feito em 1486. O Martelo  é sem dúvida uma enciclopédia e um manual jurídico mais abrangente criado para provar que as bruxas existem .

Nos séculos XVI e XVII com mais de 30 mil exemplares o martelo das Bruxas espalhou-se pela Europa como uma praga, com o tempo as idéias do livro chegaram ao novo mundo. Ao fim da perseguição o martelo das bruxas ajudou a levar mais de 60 mil vítimas para a morte.

Mas como ele se tornou uma famosa e letal bíblia dos caçadores de bruxas? O martelo não inventou a caçada as bruxas, pois isso havia ocorrido um século antes do surgimento do livro. Pois outros religiosos proeminentes já haviam escrito textos condenando as bruxas, mas mesmo assim depois de meio milênio depois,  nenhum outro livro sobre bruxaria é  tão conhecido, tão lido e tão debatido como o Malleus Maleficarum.

Qual o segredo para o seu legado tão duradouro? Qual o motivo de sua influência e atração?

Malleus Maleficarum passou por muitas edições, foi lido por inúmeras pessoas, e aqueles que tinham dúvidas sobre a bruxaria passaram a acreditar.

Quem escreveu o livro?

O escritor do livro foi um dos maiores inquisidores do século 16, um homem considerado como desvairado e até louco. O seu nome era  Heinrich Kramer .

Motivação para que Heinrich Kramer  escrevesse o livro teve inicio  ano de 1485 na Áustria neste período  48 mulheres e dois homens são acusados por praticarem magia nociva (bruxaria).

Dentre os acusados uma mulher é a principal acusada, em seu julgamento um inquisidor de passagem assumiu o comando e dá inicío a um escândalo, ele questiona a vítima sobre inúmeros crimes que ela havia praticado com o uso de magia, ele também a acusa dizendo que a promiscuidade dela é um portal para seus poderes mágicos, diante aquela situação um advogado enviado pelo Bispo local interveio no julgamento.

O advogado acusa o inquisidor de conduta inadequada, então o advogado exige que todas as acusações sejam retiradas.

Após o fracasso de seu julgamento o inquisidor Heinrich Kramer  deixa a cidade.Em 1486 após o fracasso ocorrido no julgamento na Áustria, Kramer inicia sua perversa obra,  e decidi escrever o Martelo das Bruxas.

O martelo foi a resposta de Kramer para o que aconteceu após o fracasso. O livro é um livro de vingança feito para calar os seus críticos.

Quando Kramer escreveu seu manual  ele estava muito zangado e frustrado. O grande feito do Martelo foi transformar sua vingança em uma causa .Levando na época após sua publicação inúmeras pessoas para a forca.

Sinopse:

Malleus Maleficarum  é sem dúvida um dos mais perversos livros já escritos dentro da história pois ele é um manual de referência explicando como caçar bruxas.O livro é dividido em três partes.

  1. a primeira parte é um argumento filosófico provando a existência das bruxas
  2. a segunda parte é um guia para o Clero explicando como reconhecer a bruxaria em sua própria comunidade.
  3. a terceira parte é a mais infame de todas pois  um manual jurídico, um guia prático instruindo aos caçadores como a acusar , processar e condenar a bruxa à morte .

Infelizmente esse livro influenciou as pessoas a fazerem coisas terríveis no século XVI, pois o livro fala sobre ódio e intolerância, a idéia exposta no livro é repulsiva.

Kramer dedicou sua vida neste livro de vingança, a  bíblia do caçador de bruxas é uma obra escrita por um homem que tem a mente deturpada, o livro é algo interessante de se ler e  para se adquirir conhecimento sobre história , mas nada dele deve ser levado adiante.

Caso queira adquirir o livro, confira o link de venda abaixo:

https://amzn.to/3STxeCK

Leia nossa indicação e post “USE OS SEUS PENSAMENTOS PARA CRIAR O SEU FUTURO”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário