Linhaça e seus benefícios para nosso organismo

Linhaça e seus benefícios para nosso organismo

Linhaça é a semente do linho. Sua planta é conhecida desde 5000 a.C., na região da Mesopotâmia. Foram encontradas desenhos dessa semente nas tumbas dos faraós. E hoje é conhecida mundialmente, devido a seus nutrientes, que vão das fibras aos ácidos graxos (óleo ômega 3 e ômega 6), que desempenham papéis fundamentais para o bom funcionamento do metabolismo humano.



Considerada um alimento funcional, se consumida regularmente e de forma equilibrada, a linhaça traz diversos benefícios para o organismo.

Por ser fonte de fibra, ela faz bem ao intestino, funcionando como laxante natural e prevenindo o câncer de cólon.

Linhaça e seus benefícios para nosso organismo

Auxilia na prevenção da hipertensão, prevenindo doenças cardiovasculares, combatendo problemas de circulação sanguínea, pois desobstrui os vasos sanguíneos. Reduz os níveis de colesterol, ajudando a reduzir as taxas de LDL (colesterol ruim) e aumentar os níveis de HDL (colesterol bom), trazendo benefícios para o coração.

Diminui os sintomas da TPM e da menopausa, por ter boas quantidades de isoflavona (ajuda na reposição hormonal), fitoesteroide (inibe os agentes cancerígenos) e lignanas (substância com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias).

Linhaça e seus benefícios para nosso organismo

Existem dois tipos de linhaça. A marrom e a dourada. Mas não apresentam grandes diferenças nutricionais. Segundo alguns estudos, a dourada  tem um teor pouco menor de fibras e um pouco maior de lignanas.

Por não conter carboidratos, ela auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue. Como a casca é muito dura, o ideal é que moa a linhaça (batida no liquidificador ou utilizando mix ou processador) antes de ser consumida. Não precisa deixar que vire pó. Isso facilita a absorção dos seus nutrientes  pelo organismo.

Depois de batida deve ser guardada na geladeira , de preferência em um vidro.

Linhaça e seus benefícios para nosso organismo

É aconselhável tomar até duas colheres de sopa ao dia, podendo também ser acrescentada em iogurtes, sucos, saladas, vitaminas e utilizadas na preparação de massas, pães e bolos.

Linhaça e seus benefícios para nosso organismo

A linhaça é encontrada nas lojas de produtos naturais.

 

Leia nossa indicação de post “O que comer durante o dia? veja o horário adequado para tipos de alimentos”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário