Ira

Ira

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Ira”.

A ira, a raiva exagerada, é entendida por uns como um dos sete pecados capitais. Vez ou outra, dizemos: “que raiva que me dá”, “que raiva ter que sair para trabalhar”, “que raiva desse trânsito”, “que raiva de ter que fazer isso que eu não quero fazer”.

A ira não chega para as pessoas do mesmo modo. Ela é uma emoção, mexe com a gente. Emovere, aquilo que nos movimenta. Há situações que deixam as pessoas extremamente iradas e outras, nem tanto. A Psicologia busca estudar isso. A Medicina também, até para saber se uma pessoa é mais ou menos irada frente a algumas situações, por razões que nasceram com ela, isto é, se ela tem uma tendência congênita a ser mais irada ou mais calma.

Há controvérsia em relação a essa temática, inclusive no que se refere a outros animais. Até cães e gatos que são da mesma família, um deles na ninhada sai menos espaventado, menos emocionado e o outro sai mais raivoso. A ciência ainda não sabe, com toda clareza, o que é que nos move nessa direção. O porta norte-americano Ralph Waldo Emerson, num dos seus ensaios no século XIX, escreveu: “Fervemos a graus diferentes”.

Portanto, não dá para imaginar a ira como sendo algo que venha do mesmo modo para todas as pessoas, em qualquer lugar.

Cada um é um e “fervemos a graus diferentes”.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário