Invenção

Invenção

Nós somo um animal que tem a capacidade inventar, de trazer o inédito. Inventar ferramentas, meios, isto é, não vivemos apenas e tão somente com o que a natureza nos proveu. Nós não somos mera biologia que nosso corpo já recebe, de pronto, como alguns outros animais. Nós fazemos a extensão do nosso corpo. As ferramentas são a extensão da força da nossa mão, um martelo, um machado. O uso dos óculos, que aumentam a nossa visão. Tudo aquilo que os gregos chamavam de organon, que gerou a expressão “órgão”. Nós estendemos os nossos órgãos por intermédio daquilo que é artificial, que é fruto da nossa arte, por isso, artifício, artesão. Somos, também, artesãos e artesãs de nós mesmos.

Benjamin Franklin (1706-1790), um especial inventor, um dos líderes da revolução e da independência norte-americana, definiu o homem como “o que faz ferramentas”. Ele diz: “O homem é um animal que fabrica ferramentas”.

Isso é tão forte que nem sempre se captura o sentido mais denso que essa ideia carrega. N[os somos um animal capaz de criar os instrumentos de criação.

Claro que isso não pode nos colocar em um patamar de arrogância, na suposição de que somos superiores, mas não podemos esquecer que ser capaz de produzir ferramentas é um sinal de autonomia, inteligência, desgarramento e independência com relação à própria natureza.

Não somos o único animal que faz ferramentas. Até há pouco tempo, e quando Benjamin Franklin escreveu isso, o éramos. Hoje há outros que se sabe que o fazem.

Mas nós somos, sim, o principal animal que faz ferramentas.

 

 

Texto escrito pelo…

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário