Ilusão de ótica

Ilusão de ótica

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Ilusão de ótica”.




Várias das coisas do nosso dia a dia trazem um conhecimento que nos induz a pensar numa determinada direção. Por exemplo, como o mapa-múndi de maneira geral nos é mostrado em uma forma retangular, estamos habituados a olhá-lo dessa maneira e ver, de um lado, o Oriente e, do outro, o Ocidente. Mas esquecemos que o planeta é redondo e que estas partes se conectam.

Até 1991, olhávamos no mapa e víamos os Estados Unidos do lado esquerdo do mapa e a então União Soviética do lado direito. Tínhamos a ideia de que eram países absolutamente distantes, mas a Rússia e os Estados Unidos são separados por 70 quilômetros, na região do Alasca, pelo Estreito de Bering. Uma distância menor, por exemplo, do que São Paulo a Campinas ou de Recife a Caruaru. Ao olharmos o mapa de um jeito quadrado, acabamos ficando com a cabeça quadrada.

Nós falamos tanto no Brasil sobre a importância dos estados. Que estado é maior em termos de território, Piauí ou Pernambuco? A tendência é dizermos: “é claro que é Pernambuco”, e não é. O território do Piauí é maior do que o de Pernambuco.

Por que somos levados a ter uma posição que não é correta? Porque Pernambuco é um estado que sempre teve um destaque maior. Isso conduz a um pensamento específico.

E, nesta hora, cautela com o preconceito e visão distorcida

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário