Governos

Governos

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Governos”.

Será que somos capazes de autogestão? Seria possível o ideal anárquico? Anarquia, não entendida como bagunça, como algo caótico, mas no sentido original da palavra “anarquia”, isto é, sem um governo que em mim mande, tomando conta daquilo que precisa fazer. A ideia de governo vem ganhando força cada vez mais no campo da democracia nos últimos séculos e não é qualquer governo, mas algum governo.

Embora, vez ou outra, nos irritemos com a ideia de governo, quando se fala da competência, da tributação, da ordenação da vida coletiva, mas ainda sim, a noção de governo, sendo marcada pela democracia, é sim um ideal extremamente forte.

O britânico Thomas Paine, um dos fundadores da nação norte-americana e também um grande influenciador da Revolução Francesa, tem uma ideia que não podemos descartar: “O governo, mesmo em seu melhor estado, não passa de um mal necessário, mas, em seu pior estado, é um mal intolerável”.

O que seria um mal necessário? Aquilo que não podemos não ter, mas, se pudéssemos, cada um geriria a sua vida de maneira autônoma. Não podendo, precisamos ter um governo.

Se ele é, no pior estado, um mal intolerável, precisamos fazer com que não seja.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário