Fertilidade

Fertilidade

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Fertilidade”.

Fertilidade da vida, dos sonhos, da esperança. Maia é a divindade da fertilidade, que dá nome ao mês de maio. É uma divindade feminina, daí a ideia de fertilidade, de dar à luz novas situações, novas vidas. Ela trouxe a noção do feminino ao nosso dia a dia. Cada vez mais se fala do eterno feminino, que é uma expressão do filósofo e poeta alemão Goethe, mas ela também é objeto de brincadeiras.

O escritor Millôr Fernandes dizia: “E no final, a verdade, irmão, é que as mulheres, a cada dia que passa, mais e mais estão presas a liberação”.

Esse pensamento, que hoje se diria até meio preconceituoso, foi claramente uma brincadeira dele. Aparece nos anos de 1960, quando a liberação feminina estava nascendo. Hoje, algumas coisas dos anos de 1960 e 1970 pareceriam muito óbvias, mas naquele momento era um combate muito forte por parte de mulheres, em grande maioria, e de alguns homens, para que houvesse igualdade de gênero.

A finalidade dessa luta era fazer com que, havendo igualdade entre homens e mulheres, a vida tivesse mais fertilidade, não no sentido de reprodução biológica, mas fertilidade de ideias, de percepções e de convivências.

Quando vivenciamos a noção de Maia, a deusa da fertilidade, isso ajuda a trazer o feminino como uma de nossas referências. Masculino e feminino, fertilidade junta.

 

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário