Expectativa do Ócio

Expectativa do Ócio

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Expectativa do Ócio”.



Quando uma semana, ao se iniciar, promete uma situação de parada, de descanso, ficamos com a famosa expectativa do ócio. Desde segunda-feira fica se pensando no que é que vai se fazer. Inúmeras pessoas aproveitam esse momento para programar leituras, “eu preciso ler um pouco mais, preciso estudar algo”. E a expectativa do ócio acaba até relaxando mais do que o próprio ócio.

A ideia, o desejo, a ansiedade até por um momento especial, quando cessamos alguns instantes do mundo do trabalho, nos leva a organizar a cabeça de forma a aproveitar aquilo que virá.

Mas tem aí uma encrenca no meio.

Você, por exemplo, na escola, sabe que vai haver um feriado, e começa a desacelerar desde o início da semana. Passa a se dedicar menos, a concentração se reduz e o pensamento parece uma coisa à toa – como diria o compositor gaúcho Lupicínio Rodrigues – e aí ele voa e voa.

A expectativa, vez ou outra, ultrapassa a vivência.

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário