Era Pré-Socrática Parte VII : Quem foi Protágoras

Era Pré-Socrática Parte VII : Quem foi Protágoras

 

“O homem é a medida de todas as coisas”. 



Pela primeira vez, um filósofo colocava o homem no centro do pensamento. Ao afirmar que “o homem era a medida de todas as coisas”. Protágoras inaugurava a ideia de que a verdade depende da experiência pessoal.

Nascido em Abdera, na Grécia, Protágoras concluiu que qualquer afirmação sempre era relativa a um ponto de vista, a uma sociedade ou ao modo de pensar. Protágoras foi o principal nome de uma escola polêmica na Grécia nos meados do século 5 a.C. Os sofistas (palavra que pode ser traduzida como sábios ou sabedoria).

Era Pré-Socrática Parte VII Quem foi Protágoras

Os sofistas eram professores viajantes que vendiam seus ensinamentos, empregando a exposição ou o monólogo como método de ensino. Conforme o interesse dos alunos, davam aula de eloquência e de sagacidade mental ou ensinavam elementos úteis para o sucesso nas atividades públicas e privadas. Alguns deles diziam-se mestres em qualquer assunto, desde a arte de fazer sapatos até a ciência política e de como viver bem na pólis grega. Por isso eram chamados de sofistas, palavras de origem grega que quer dizer “grande mestre ou sábio”, algo como “supersábios”.

Foram os primeiros a fazer do conhecimento uma profissão: cobravam de jovens atenienses por aulas, o que desagradava os intelectuais da época.

Era Pré-Socrática Parte VII Quem foi Protágoras

Podemos dizer que Protágoras afirmava que o mundo é aquilo que cada indivíduo ou grupo social consegue perceber que é. A realidade é relativa a cada um, ou seja, depende de suas disposições, concepções, modos de ser e de viver. Não se pode saber se há uma realidade absoluta. Desse modo, o mundo é como os seres humanos o interpretam, constroem ou destroem, múltiplo e variado, visão que coincide, em partes, com a de Heráclito.

Protágoras foi banido de Atenas após questionar a existência dos Deuses, sendo acusado de ateísmo (indicando que até seus livros foram queimados em praça pública). Vindo a morrer logo depois da fuga, em um naufrágio enquanto fugia para a Sicília.

CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte I: Quem foram os pré-socráticos (AQUI)

CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte II : Quem foi Tales de Mileto (AQUI)

CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte III: Quem foi Heráclito de Éfeso (AQUI)

CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte IV: Quem foi Heráclito de Éfeso (AQUI)

CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte V: Quem foi Pitágoras (AQUI) 

CONFIRA A Era Pré-Socrática Parte VI: Parmênides (AQUI)

 

Leia nossa indicação e post “Conhecimento x ignorância”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário