Educar é muito mais do que transmitir conhecimento

Educar é muito mais do que transmitir conhecimento

Educar é estimular o raciocínio, aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais.

O homem é um ser que precisa de orientação e informação. A educação é função de todos, pois aprendemos até mesmo em uma conversa com uma pessoa de outra cultura, que recebeu educação diferente da nossa.




Nosso aprendizado depende de nossos familiares e das pessoas que convivemos, seja na escola, em casa ou no trabalho. A educação é algo que cabe em qualquer lugar. Ela modifica, transforma. O conhecimento é a libertação das pessoas.

Educar vem do latim educare e significa “conduzir para fora”, ou seja, preparar o indivíduo para o mundo. O primeiro requisito para educarmos uma pessoa é acreditar que existem respostas dentro dela.

Quando os pais desistem de seu filho ou o professor do seu aluno, morre a chance de educa-lo. Educar é ter fé nas possibilidades do ser humano. É mais que ensinar, é impregnar no indivíduo os valores que o acompanharão pelo resto da sua vida. É mais que moralizar, é formar cidadãos éticos que saibam distinguir o verdadeiro do falso. É ter educação. E educação é muito mais do que um bom dia, um por favor, um obrigado. Educar é algo que deve estar presente em nossa índole de maneira natural.

Educar é muito mais do que transmitir conhecimento

Educar não é falar “não faça”, mas sim, dizer “faça com responsabilidade, com cuidado e com amor”. Pois tudo o que fazemos de bom ou de ruim receberemos as consequências.

Educar é amar. Quando amamos somos capazes de entender que em cada indivíduo existe um ser em potencial que será capaz de transformar o mundo.

“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”. – Augusto Cury

 

Leia nossa indicação e post “Livro O Melhor de Mim”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário