Desalento

Desalento

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Desalento”.

Vez ou outra nos bate um desalento daquilo que não queríamos que terminasse, um certo desânimo, dá uma vontade de que as coisas continuassem. A frase clássica: “Mas, pra quê? Pra tudo se acabar na quarta-feira?” Quero lembrar que é por isso que é bom, porque acaba. Se não acabasse, se alguma coisa no nosso dia dia, na nossa família, no nosso lazer, na nossa afetividade tivesse uma persistência contínua, não teríamos prazer em ver aquilo. Significa que, quando algo bom não está o tempo todo conosco, quando ele vem, queremos mesmo que fique.

Se esse algo bom fica por um tempo extenso, nós perdemos não só a valorização, como também o prazer de ter algo que não é contínuo.

Pode parecer uma mera reflexão filosófica, mas ela nos ajuda, sim. É bom porque acaba também e, ao acabar, há uma possibilidade que é muito gostosa, de poder voltar. Queremos que volte no outro momento e, assim, cria-se uma expectativa.

Então é “para tudo se acabar na quarta-feira?” Acabar a festa, o descanso, o retiro, o tempo de lazer, a capacidade de desenvolver algo. Sim, se acaba na quarta-feira, mas pode volta e é exatamente essa expectativa que nos agrada. É isso que nos dá a possibilidade de antecipar o prazer.

Acabou, mas voltará! Isso anima, isso dá alento, isso afasta o desalento eventual.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário