Cultivando boas energias para seu lar

Cultivando boas energias para seu lar

Será que faltam boas energias no seu lar? Muitas pessoas já passaram por momentos em que abraçam alguém ou entram em um local e subitamente ficam com mal estar, sentindo um peso no corpo, um desânimo e até aperto no peito. Independente de crenças e religiões, é fato que muitas pessoas são sensíveis a ponto de sentirem quando alguém está com uma energia pesada, ou até mesmo quando entram em um local repleto de energias negativas que chega a estar com uma atmosfera densa.

Desde antigamente, independente das crenças, as famílias se valeram de rituais e métodos de proteção de energias nocivas, como ferradura na porta de casa, folha de arruda no sapato, sal grosso, patuás, etc. A questão da energia na atmosfera de casas ou até das emanadas pelas pessoas é uma questão de preocupação para muitos e podem ocasionar prejuízos quando não possui a atenção necessária.

Mas porque cultivar boas energias para o lar?

Um ambiente sujo energeticamente é capaz de possibilitar diversos males nos lares, causando desarmonias entre os moradores, como brigas e desentendimentos, além de ocasionar diversos tipos de mal estar, prejudicando o funcionando biológico e psicológico das pessoas. Não somente a energia dos ambientes afeta a nossa, como a nossa energia afeta e contamina os ambientes. Portanto, é importante que saibamos que é preciso cuidar da energia, tanto da nossa própria quanto da nossa casa, pois uma influencia na outra constantemente.

Como saber quando um ambiente está carregado energeticamente?

Quando você entra em casa – ou qualquer outro local – e começa a sentir sonolência, irritabilidade, desânimos e cansaços, náuseas, dor de cabeça, sensação de fraqueza, doenças frequentes, ansiedade, insônia, tristezas… tudo isso sem um motivo aparente ou plausível. Essas interferências energéticas, quando negativas, ocasionam diversos sintomas que, se não tratados com os cuidados necessários – e geralmente bem simples – podem evoluir para situações ainda mais graves.

Como essas energias negativas são criadas e emanadas?

O maior foco de energias nocivas está no psiquismo dos ambientes, isto é, nas ondas de energia criadas pelos pensamentos e emoções das pessoas. Por exemplo: uma pessoa que se estressa muito no trabalho, tem acessos de raiva, não gosta e fala mal de seus colegas ou de seu chefe, chega em casa ao fim do dia trazendo uma energia extremamente perturbadora e nociva, contaminando o seu lar.

Sendo assim, devemos investir em cuidados com a nossa casa e também com o nosso funcionamento mental e emocional, primando por um equilíbrio das energias construídas. Assim, estaremos estimulando harmonia e bem estar, proporcionando saúde para a nossa casa e para nós mesmos, e efetivamente cultivando boas energias para o lar.

Para isso, trouxemos algumas dicas de elementos que você pode ter em casa que são estimuladores de energias positivas, auxiliando na transmutação das energias nocivas e densas que podem estar afetando a harmonia do seu lar:

– Plantas: um dos principais elementos para ter em casa quando se quer investir na energia dos ambientes. De acordo com a filosofia oriental, as plantas são sinônimo de vida, crescimento e abundância. Flores e plantas naturais auxiliam a renovar as energias do ambiente, gerando oxigênio e purificação do ar. Portanto, as vantagens que as plantas trazem para nossas vidas são muitas. Muito além da energia, as plantas também realizam a renovação do ar por meio do processo de fotossíntese, além de contribuírem pra a manutenção da temperatura e da umidade.

Algumas plantas para ter em casa são:

  • Lavanda, que limpa o lar das energias negativas, além de estimular na meditação e no relaxamento;
  • Samambaia, indicada para curar a melancolia e revigorar pessoas doentes;
  • Jasmim, propicia o amor dentro dos ambientes;
  • Verbena, estimula a mente, os estudos e a inteligência;
  • Lírio da Paz que, como o nome já diz, desenvolve a sensação de paz dentro de casa, auxiliando na proteção das energias.

– Incensos: os incensos possuem propriedade de limpar os ambientes de energias negativas, pois seu poder está em reunir elementos que propiciam a harmonização do local. O trabalho do incenso está no seu elemento fogo, que atua na transmutação das energias desequilibradas, limpando as densidades atmosféricas condensadas já em níveis materiais. O incenso possui elementos que entram em ação combatendo os fluidos densos já condensados devido aos elementos do fogo que agem combatendo as forças negativos e promovendo o reequilíbrio do local. Os incensos mais usados são compostos de sete ervas, ou somente arruda, alecrim, quebra demanda, guiné, etc.

– Sal grosso: o sal grosso para limpar e proteger ambientes de energias negativas é um conhecimento muito antigo. Ele é considerado um potente purificador, sendo utilizado para combater o mau-olhado, sugar as energias negativas deixadas pelas pessoas nos ambientes. Seu poder está em ser um cristal e, por isso, emite ondas eletromagnéticas que transmutam, neutralizando campos negativos.

– Cristais: os cristais e pedras são elementos da terra. Possuem uma energia primitiva, de evolução, de equilíbrio, de força, ou seja, tudo que a terra pode oferecer. Cristais possuem energia pois são seres vivos e, por isso, interagem com a nossa energia e a dos ambientes. Eles transmutam o negativo em positivo, limpando e elevando a vibração energética. Alguns dos cristais mais usados para a limpeza e proteção dos ambientes são: ametista, granada, topázio, turmalina negra, etc. A ametista é conhecida como a pedra da transmutação, gerando paz e bem estar; já a turmalina negra é excelente para proteger contra energias negativas e pesadas, auxiliando a limpar e purificar o ambiente. Existem inúmeros tipos de cristais, das mais diversas cores e composições, portanto para cada situação pode haver um cristal específico e a sua escolha irá depender dos objetivos e do local que ele será usado.

Outras formas de atrair boas energias e proteger sua casa contra as energias negativas são: espelhos, eliminar roupas e objetos que não estão mais em uso, sprays polarizadores de ervas, mentalização de pensamentos positivos e elevados, meditação, fontes de água, músicas relaxantes e mantras, gravuras religiosas ou místicas, utilizar as cores de forma adequada (cromoterapia), de acordo com objetivos e cômodos, etc. Vá conforme o seu estilo e suas preferências, pois o importante é a intenção colocada no elemento ou atividade.

Sempre tenha em mente que o físico reflete o astral que seu lar emite, portanto, é importante manter a casa em ordem, com a limpeza em dia, eliminando objetos e móveis em excesso, dispondo os cômodos de modo que tenham fluidez, além de desfazer-se de roupas velhas e que não estejam em uso, são atitudes que auxiliam muito na manutenção de uma boa energia na casa.

Acima de tudo, é preciso cuidar não só do interior da casa, mas do seu próprio interior, isto é, cuidando de seus pensamentos e emoções, não trazendo sentimentos ruins para casa. A reforma física é necessária e a reforma do íntimo é tanto quanto.

Cultive tudo que for bom!

 

Vi no VIVA MAIS VERDE

 

Leia nossa indicação e post “É possível chegar a perfeição do ser humano?”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário