Crítica

Crítica

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Crítica”.

É bastante usual que muitas pessoas, quando vão fazer uma crítica, pedem desculpas antes de fazê-la. Dizem assim: “Você me desculpe, eu queria fazer uma crítica, mas é uma crítica positiva”. É preciso lembrar que a palavra “crítica” tem origem em um termo grego ligado à agricultura, que é criterion. Significa separar o positivo do negativo: o feijão da pedra, o arroz da palha, o joio do trigo.

Portanto, criticar significa separar o que serve do que não serve. Fazer uma crítica sempre implicará que ela seja positiva e negativa ao mesmo tempo. O que talvez as pessoas queiram dizer é “queria fazer uma crítica construtiva”. Há uma diferença entre crítica construtiva e crítica destrutiva, portanto, nós estamos lidando com a intenção da crítica. Positiva e negativa ela sempre será, porque se uma crítica não separar o que serve e o que não serve, o que eu desejo e o que eu não desejo, ela não será crítica.

Sempre que desejamos criticar algo, temos que pensar em qual é a intenção: Será uma crítica positiva ou destrutiva? Quero eu ajudar com aquele pensamento crítico ou quero apenas fazer com que a pessoa critica se sinta diminuída, humilhada?

Criticar é separar o que serve do que não serve. Se vamos fazê-lo não precisamos pedir desculpas.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário