Contemporaneidade

Contemporaneidade

Há uma frase que não podemos deixar de lado, que parece óbvia num primeiro momento, mas, quando aprofundada, ganha amplitude, que é dizer que “todo ser humano viveu na época contemporânea”. Por isso, a contemporaneidade é uma característica de quem vivo ou viva está. Nessa hora, aproveitar o dia é entender o que significa essa contemporaneidade, não desperdiçar a nossa existência. Em alguns momentos, gostamos de mais de aproveitar o dia, curtir, uma expressão antiga ligada à área de couro, mas que serve para refinar a nossa percepção.

O dramaturgo francês Armand Salacrou (1899-1989), que foi influenciado e influenciou o Existencialismo, dentro da Filosofia, e que partilhou algumas ideias de Jean-Paul Sartre, dizia em sua obra A Terra é redonda que “a nossa existência é a soma de dias que se chamam hoje, todos. Só um dia se chama amanhã; aquele que nós não conhecemos”. Afinal de contas, nós só vivemos o dia que chamamos de hoje, o dia que nós não conhecemos ainda é chamado de amanhã.

O dia que já se foi é só uma percepção extremamente teórica, que é uma ideia de passado.

Todos nós, sempre, somos e fomos contemporâneos.

 

 

Texto escrito pelo…

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário