Censura

Censura

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Censura”.

Nós temos liberdade e possibilidade de exposição de coisas. Ainda bem! Mas temos também tanta coisa ruim que circula na mídia, nas revistas, na casa, na TV, nas coisas do dia dia, que, com frequência, algumas pessoas têm nostalgia da censura, ou seja, de outorgar a alguém a possibilidade de estabelecer o que pode e o que não pode ser dito, o que pode ser mostrado e o que não pode ser mostrado. Nesse sentido, vez ou outra a ideia de praticar a censura nos captura.

Não falo aí da censura como foi durante, por exemplo, o governo militar no Brasil, num período totalitário mais recente, de 1964 a 1984, que era muito mais uma censura de natureza política, com algumas variações fora desse campo; falo, sim, da intenção da censura  a qualquer livre expressão do pensamento.

Nós temos que educar as novas gerações para que elas convivam com o que aí está, não impedindo que isso seja mostrado, mas orientando crianças e jovens sobre algumas coisas que não precisam ser vistas, nem lidas, nem ouvidas, e que é tolo fazê-lo, que aquilo é banal, é superficial, é marcado por uma simploriedade extrema. Censura nunca é bom.

Juvenal, poeta latino do século II, dizia que “a censura poupa o corvo e maltrata a pomba”. O que isso quer dizer? Que a censura acaba largando um pouco de lado aquele que faz de fato o mal a segura firme alguém que poderia trazer uma boa mensagem, como seria a pomba.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário