CARREIRA: O MAIOR DESAFIO DA VIDA

CARREIRA: O MAIOR DESAFIO DA VIDA

FUGINDO DOS OBJETIVOS

Quem busca por estagnação corre risco de perder a empregabilidade. Empregabilidade é a ação de manter-se no trabalho, que é capacidade para estar em um emprego. Atualmente, com a séria crise que o país vive todo profissional deve estar preparado para o momento de demissão ou promoção. Calma, os dois lados são possíveis, assim como o sucesso e o insucesso. As previsões do tempo podem contrariar, por que não o destino não pode. Se já está se preparando a muito tempo para concursos, testes de trainees, emprego dos sonhos você já está trilhando uma carreira em busca do sucesso.




Qualquer pessoa que sente a energia de motivar-se estudando está a um grau superior da meta de empregar-se bem. Esse é o desafio e o mistério da carreira: suas metas. Por isso não deve haver conflito de ideias ou interesses nas áreas que se sente preparado para assumir. Não pode fugir dos objetivos, fugir das suas metas, é preciso focar. Foca no desempenho, no melhor.

PENSAR ALÉM DA CONTA

O significado de fazer a diferença não está em buscar um documento fora da sua função ou realizar outra atividade porque o chefe mandou, é ir adiante das linhas, pensar fora da caixa como se fosse o proprietário da empresa: fazer o seu melhor, desenvolver-se para mostrar o seu melhor. Quando digo: fazer bem feito significa “tomar conta”, assumir os planos e o direcionamento com que as atividades seguem, a responsabilidade pelas suas atitudes que empenham a funcionalidade organizacional e, acima de tudo, seu papel.

O pensamento não tem fronteiras. O resultado lógico e racional pode ser um, mas os horizontes da imaginação não têm limites. É necessário pensar além da conta. Vários problemas podem surgir na saúde, na perda de um bem material, um bem sentimental. Claro que em alguns momentos será difícil manter o controle da situação, mas isso acontece para testarmos nossas aptidões, características e habilidades de enfrentar desafios desproporcionais. Importante.

ÉTICA E LEGADO

Não tenhas medo de ser quem és trabalhando corretamente. A ética existe e premia quem planta e rega suas raízes. O merecimento de por vontade e garra a cada objetivo estipulado pelo líder, gerente ou supervisor hierárquico não deve ser visto como inatingível, como insuficiente. Todos estão no mesmo barco. Todos precisam de dinheiro. Todos precisam de atualização. Realmente quem dá um passo a frente ao aperfeiçoamento e a atualização não dá um passo para sair da empresa, dá um passo para melhor desempenhar suas atividades. Esse passo é o guia para o maior desafio na vida: a carreira. Financie seu conhecimento, esse é o seu maior legado para si mesmo e ele não tem preço.

SUCESSO PROFISSIONAL

Quem encontra o sucesso profissional é feliz. Sem dúvida. Mas quem disse que precisa de dinheiro para chegar ao topo? E quem disse que é no topo? Muitas pessoas chegam ao sucesso fazendo o que gostam. Esse é seu verdadeiro significado: utilizar profissionais onde melhor são úteis. Outros trabalhadores encontram nos trabalhos autônomos uma liberdade para criar, transformar ou desenvolver vidas, carreiras, pessoas. Interessante. O sucesso profissional está no ponto de vista ou objetivo de cada atitude que pode ser iniciada agora, amanhã ou daqui a vinte anos. Não importa o tempo, importa o que agregará valor na soma dos esforços na generalização dos projetos vindouros. Quem sabe onde está o amanhã? É olhar para as escolas. O futuro encontra-se nos pensamentos joviais.

Mudanças irão acontecer como sempre ocorreram. Uma geração influi na outra. A outra melhora a geração e busca pelo que lhe apraz, lhe faz bem. A ideia será de sempre melhorar. A variância desse desempenho virá conforme os costumes, as tradições e moralidade. O melhor será posto em dúvida. Melhor pra quê? Pra quem? Pra onde? Isso se saberá quando forem colocadas em ação.

CONCLUSÃO

Após um tempo aplicando-se, parecerá tão natural seu trabalho que identificará onde deve ser mais incisivo, decidido e suficiente. As maiores forças que testam a capacidade do ser humano estão no seu interior como conhecer-se, saber prazeres, felicidades, sentimentos e cuidados. Quem conhece a si mesmo sabe que tem potencial. Se ainda não sabe foi porque não descobriu. É bom procurar no que é bom e entender onde pode melhorar. É bom sim. Os entendimentos que rodeiam essa escala podem ser encontrados nos diversos manuais sobre coaching, mas nem um dirá sobre o seu. Essa tarefa terá de descobrir sob seu ponto de vista, consigo mesmo.

Sentir-se útil é um ponto de vista. Você faz a diferença na empresa, para amigos, familiares? Quem sentiria sua falta se não existisse hoje? Ou qual é o seu legado? Diversos fatores influenciam para deixar a importância devida na carreira. Bem, escolher a carreira certa não é fácil. Muitos encontram desafios, dificuldades, interesses comuns em diversas áreas, porém nenhum implica uma similidade com o que deseja. Talvez a união de duas ou mais mostrem o verdadeiro talento escondido no sucesso. E onde está o sucesso profissional.

 

Leia nossa indicação e post “NAS BATIDAS DO NOSSO CORAÇÃO”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário