Carreira e família

Carreira e família

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Carreira e Família.

Dá trabalho conciliar essas duas esferas. Estamos na busca de caminhos na tentativa de dedicar um tempo com qualidade à família, em meio a todas as exigências que a profissão nos apresenta.

O filósofo Nietzsche, que nunca se casou, dizia que parte da grande obra que produziu – ele mesmo achava que era uma grande obra – se deveu ao fato de ele não ter esposa e filhos. Essa é também uma escolha muito complicada, porque supor-se numa dedicação intensa, como se fora uma espécie de celibato, obrigatório só para poder ter uma posse da ciência ou de objetos ou da própria empresa, fica um pouco cruel, parece um impasse.

Alguns filósofos, entre eles Francis Bacon, criador de método científico moderno, no século CVII, escreveu sobre a importância da vida solteira. Ele dizia que “quem tem mulher e filhos deu reféns ao destino, pois eles constituem obstáculo a grandes empreendimentos, tanto virtuosos como pervertidos”.

Esse é um limite muito grande que as pessoas se colocam(ou minha carreira ou minha família!).

Não é questão de exclusão, é preciso procurar e construir uma harmonia nessa relação em qualquer área, porque nós não somos obrigados a fazer uma escolha que acabe expurgando uma das várias coisas que são boas na vida.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário