Cansaço e estresse

Cansaço e estresse

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Cansaço e estresse”.

Quando é necessário retomar o ritmo de trabalho, quem ainda não conseguiu descansar, geralmente diz: “Estou cansado”. Alguns dizem uma coisa mais forte: “Estou estressado”. É preciso fazer uma diferenciação entre cansaço e estresse em relação a qualquer atividade do nosso dia a dia. O cansaço resulta de um esforço intenso. Jogar uma hora de futebol cansa, passar duas ou três horas cozinhando cansa, estudar durante algumas horas cansa. Isso é diferente de estresse. O cansaço tem origem no esforço intenso. O estresse, de maneira geral, resulta de um esforço sem sentido, isto é, quando não se entende por que se está fazendo determinada coisa.

Levantar-se cansado, em uma segunda-feira, porque ainda não deu tempo de recuperar todas as forças é muito diferente de levantar estressado. Quando estamos cansados, queremos ficar um pouquinho mais na cama, dormir mais um bocado,. No estresse, a pessoa não quer dormir mais um pouco, ela não quer é levantar, não quer é sair da cama.

Quando estamos cansados, um pouquinho mais de sono, bater o dedo no despertador e deixá-lo mais um pouco na função soneca, até resolve física e psicologicamente. Agora, estresse é quando acordamos e dizemos para quem está com a gente: “Liga lá, diz que eu morri, diz que teve uma explosão na estrada, e que eu não vou conseguir chegar”.

Como resolvemos a questão do cansaço? Fácil, descansando. Já o estresse demanda uma reflexão sobre o que nos está deixando infelizes naquilo que fazemos. Só se mexe com estresse mudando de rota, de objetivo.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário