Calcanhar de Aquiles

Calcanhar de Aquiles

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Calcanhar de Aquiles”.

Qual seria o calcanhar de Aquiles do próprio Aquiles? Como se sabe, Aquiles, uma figura mitológica do mundo grego clássico que morre na Guerra de Troia.

Essa história é contada em uma obra atribuída a Homero, não é certo que seja dele, chamada Ilíada, que vem de Ílion, o primeiro nome daquela região de Troia e seu primeiro rei.

A obra narra a história de Aquiles na guerra e do plano dos gregos para resgatarem Helena, que houvera sido raptada por Páris. E aquiles morre com uma flechada no calcanhar.

Essa expressão “calcanhar de Aquiles” adentra nosso dia a dia em várias áreas, mas o calcanhar de Aquiles foi, de fato, não imaginar que ele tinha um ponto vulnerável, isto é, supor-se seguro.

A melhor maneira de ficar inseguro é achar que já está seguro. A melhor maneira de ficar vulnerável é achar que se é invulnerável, em relação à questão ética, da competência, da saúde, da segurança. O grande calcanhar de Aquiles foi ele supor que ele não tinha o calcanhar fragilizado.

Evidentemente, afora a brincadeira, há uma coisa aí sobre a qual temos que refletir.

Insisto na ideia, insegurança em grande medida vem da sensação de já estar seguro, aquele que supõe que já sabe, que já conhece, que não precisa mais se cuidar, fica fragilizado.

O calcanhar de Aquiles é sorrateiro.

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário