AS PLANTAS DENTRO DE CASA

AS PLANTAS DENTRO DE CASA

As plantas são excelentes companheiras para se ter em casa, cuidar de outro ser vivo pode se tornar em hobby.

Quem já cuidou de uma planta sabe como é fascinante acompanhar dia após dia o seu desenvolvimento. Regá-la, retirar as folhas murchas, trocar a terra de vez em quando, são pequenas tarefas largamente recompensadas pelo encanto de ver nascer uma nova folhinha, ou acompanhar uma flor abrindo caminho aos poucos até mostrar toda plenitude de suas cores vivas.Mas do que um simples passatempo, lidar com plantas é um exercício diário de dedicação e amor, gratificante a medida que as plantas retribuem nossa atenção desenvolvendo-se e iluminando o ambiente.




Para alguns, o momento de lidar com as plantas é uma oportunidade de relaxar, de encontrar a si mesmo , de parar um pouco com a correria do dia a dia.Para outros um instante de prazer, para apreciar a beleza silenciosa  que toda planta oferece em troca de um mínimo diário de atenção .

Outros ainda, simplesmente gostam de sentir a presença das plantas no ambiente.De qualquer forma, ao assumir a RESPONSABILIDADE por uma planta, por um ser vivo, transferirmos  para as nossas mãos o papel de antes desempenhado pelo ambiente natural.Ao facilitar o trabalho da natureza em sua constante atividade de criação, estabelecemos um contato muito mais íntimo com ela.

Existem plantas que se adaptam dentro de quatro paredes, mas devemos observar alguns critérios para que elas não sintam desconfortáveis ao novo ambiente que são inseridas. Na sala na copa, na varanda ou até mesmo em um banheiro, em qualquer ambiente de uma residência a presença de plantas modifica completamente o tom de sua decoração. As linhas geométricas dos móveis e lustres, a superfície lisa e uniforme das paredes e do teto, enfim , todo o lado funcional e impessoal do ambiente ganha graça e nova vida com elas.Grandes ou pequenas, sozinhas ou em grupo, suas cores e formas sinuosas que se expandem livremente em todas as direções, as plantas formam contrastes, realçam, integram, equilibram, e dão vida ao ambiente.

As plantas podem entrar em sua casa de diversas maneiras por motivos diferentes.Pode ser que você tenha uma janela muito grande, ou um espaço morto no hall de entrada , e decida que uma planta oi duas ficariam muito bem ali.Ou então você se apaixona por uma planta na loja, traz para casa e fica passeando com o vaso na mão até encontrar o melhor lugar para ele.

Ou quem sabe você gosta muito de plantas e não consegue viver sem elas!

Não importa muito como e por quê você decide acrescentá-las em sua decoração.O fato é que depois de trazer a primeira planta para dentro de casa dificilmente as pessoas se contentam com apenas uma . Conforme a coleção vai se expandindo, vão surgindo novas idéias descobrem se outras possibilidades de aplicar as plantas na decoração, e encontram-se soluções originais para ambientes mais difíceis. Com o tempo, as plantas deixam de ser simples acessórios, transformam-se em elementos principais dentro do ambiente.

Atualmente quase todos os projetos de decoração de interiores incluem plantas, em maior ou menor escala.Esses projetos se baseiam em alguns princípios que todo profissional de decoração ou arquiteto leva sempre em conta ao iniciar seu trabalho,e que você poderá aproveitar também para fazer sua decoração com plantas.

Em primeiro lugar devem ser definido três fatores.

 

1-o número de plantas

2- as variedades escolhidas

3- e a disposição das plantas no ambiente

 

Para defini-los, devem-se considerar antes mesmos dos fatores estéticos, a disponibilidade no espaço no local e as condições de temperatura, luz e umidade.Isso é mais importante do que pode parecer, pois é a única maneira de assegurar à planta condições semelhantes às de que ela dispunha em seu ambiente  natural, o que garantirá a sua sobrevivência e conseqüentemente a funcionabilidade do projeto .

A beleza de uma casa não estar somente nos elementos não orgânicos, podemos colocar um pouco de vegetação dentro de casa, além de ajudar no microclima as plantas trazem ao ambiente uma sensação agradável que faz com que o morador se sinta mais conectado com a natureza .

 

Leia nossa indicação e post “CUIDADO! SAIBA IDENTIFICAR PESSOAS CAMALEÕES!”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem





Deixe seu comentário