As 5 Linguagens do Amor – Gary Chapman

As 5 Linguagens do Amor – Gary Chapman

O Livro aborda mesmo o lado dos casais e seus relacionamentos, mas se bem analisado, você também poderá aproveitar o tema para fortalecer amizades, vínculos profissionais e familiares.

Gary Chapman, explica que as pessoas desenvolvem durante a vida, uma ou mais linguagens de amor, e ele baseia o livro em 5 linguagens, e que nós temos um ‘’tanque de amor’’ que é abastecido com práticas de cada linguagem.

Resumindo as 5 linguagens:

  • Palavras de afirmação: Demonstrar reconhecimento e gratidão ao seu parceiro com palavras positivas. Pessoas com essa linguagem gostam de bilhetes, elogios, frases, mensagens marcantes e sinceras, gostam de reconhecimento constante…
  • Tempo de Qualidade: Diz respeito ao tempo em que passa com seu parceiro, e principalmente como aproveitam esse tempo. Rindo, passeando, sendo atencioso na conversa, carinhoso nos momentos em que estão juntos. Pessoas com essa linguagem gostam de jantar junto por exemplo, desde que esteja com seu parceiro e que estejam realmente juntos durante esse tempo. Usar celular enquanto jantam, não é nada recomendado para este perfil…
  • Receber Presentes: Faz parte deste grupo, as pessoas que gostam de presentes inesperados, fora das datas comemorativas, não importa o seu valor monetário, coisas simples fazem essas pessoas se sentirem muito mais felizes e amadas por seus parceiros. Pessoas assim gostam de presentes simples, desde que sejam oferecidos com sinceridade e carinho pelo parceiro.
  • Atos de Serviço: Muitas pessoas se sentem mais felizes e tem seu tanque cheio quando seu parceiro faz algo, digamos que… mais prático, como ajudar mais na limpeza da casa, fazer um café de manhã antes do parceiro acordar, limpar o carro, etc…  Pessoas com essa linguagem gostam de atitudes que facilitam a vida do casal, e o dia a dia no geral, sem sobrecarregar nenhum dos lados.
  • Toque Físico: Trata-se de toda forma de carinho físico, um cafuné, um beijo, massagens, dar aquele abraço toda manhã. Essa linguagem fala daquela pessoa que se levanta do sofá para ir ao banheiro, e dá um beijinho na ida e outro na volta.

De forma clara e com muitos exemplos ao longo de todo o livro. Você vai conseguir conhecer a linguagem do seu parceiro e a sua também, entende-la e o mais importante, colocar em pratica as atitudes que vão encher esse tanque de amor.

Formas de explicar ao seu parceiro como pode encher o seu tanque também são mostradas, e isso é muito importante, pois ninguém nasceu sabendo o que é preciso fazer.

Porém cabe a cada um a análise e auto reflexão a partir do contexto em que foi criado e esta inserido atualmente.

Acredito que pelo título algumas pessoas sintam que não precisam dele agora, que está tudo bem no seu relacionamento, mas quando li havia acabado de me casar, e a leitura não fez mal algum, muito pelo contrário. Meu marido também leu, na mesma época.

Fiz e continuo fazendo minha parte, em indicar esta leitura!

E finalizo dizendo, que é um livro bom para todos os momentos de um relacionamento, quanto antes você entender a linguagem de amor do seu parceiro ou parceira, melhor será para os dois.

Não espere a crise chegar para correr atrás de estratégias para melhorar ou para mudar alguns hábitos. As vezes você pode descobrir em seu parceiro um pouco de determinada linguagem que nem ele sabia explicar.

Caso queira adquirir o livro, confira no link abaixo:

https://amzn.to/4bKkLsK

Leia nossa indicação e post “O Poder do Habito – Charles Duhigg”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário