Aproveitar a vida

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Aproveitar a vida”.



 

“Primeiro viver e depois filosofar.” Quem já não ouviu essa frase? ela deriva de uma máxima latina muito utilizada, escrita no original “primum vivere, deinde philosophari“. Qual a intenção dessa frase? Sugerir que a Filosofia perturba, não é? Se diria, precisamos primeiro estar vivendo bem, alimentados, com as necessidades satisfeitas, para depois começarmos a filosofar. Claro que a intenção da frase, em última instância, é indicar que a Filosofia está num patamar secundário em relação à vida. Primeiro, aproveitamos, se diria, depois vamos filosofar sobre essas coisas.

Essa frase, “primum vivere, deinde  philosophari“, foi trazida por Thomas Hobbes, autor inglês do século XVII, que escreveu Leviatã. Ele mesmo tinha o hábito de expressar essa ideia: viver antes de mais nada, e, se tempo sobrar, alguma filosofia. Ele colocava a necessidade de sermos mais práticos, assim como variadas gentes colocam a Filosofia como sendo pouco prática

É um pensamento possível, mas não é obrigatório que assim seja. Algumas pessoas, eu entre elas, achamos que filosofar ajuda também a melhor viver e, portanto, a aproveitar melhor a vida.

Não cm exagero, mas com intensidade.

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella: