Antecipação

Antecipação

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “antecipação”.



Uma forte característica humana é, em vez de viver uma situação no momento em que ela acontece, ser capaz de antecipar algo que acontecerá. Isso nos traz grandes vantagens no campo do planejamento, mas há uma desvantagem. Nós somos por antecipação. E esse é um conhecimento que vem de experiência já vividas e nos leva a começar a sofrer por algo que ainda não aconteceu.

Há pessoas que são capazes, por exemplo, de ficar imaginando o quanto vai doer uma cirurgia, ou o quanto vai ser difícil se ela tiver uma doença, ou o quanto vai ser complicado algo que ainda vai acontecer. E esse sentimento que , em tese , estaria num tempo futuro, passa a ser vivenciado desde aquele instante.

O pensador francês Michel de Montsaigne tem uma frase clássica: “Quem teme o sofrimento sofre já aquilo que teme”.

O conhecimento segue um pouco deste caminho; ele não lida com aquilo que acumulamos, mas aquilo que já se soube, quando transformado numa vivência, nos leva, eventualmente, a antecipar sensações que podem até ser boas quando vamos fruir o prazer que se antecipa, mas também a dor, o desconforto em relação àquilo que virá.

É parte da nossa natureza, parte do modo como nós somos mas este sofrimento por antecipação precisa ser lidado para que ele, em vez de ser apenas uma qualidade da nossa capacidade de conhecer, não se transforme num transtorno.

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário