Ansiedade e estresse

Ansiedade e estresse

Segundo o livro do autor Augusto Cury ‘Ansiedade’ é um estados e tensão psíquico; e o estresse é um estado de tensão cerebral. Portanto podemos observar nesta definição que um acaba influenciando o outro. Ou seja, na ansiedade o pensamento está agitado. No estresse essa agitação mental e vista como uma fadiga excessiva, portanto o indivíduo está sempre com o pensamento acelerado gerando uma dificuldade enorme para descansar de forma correta.  Na ansiedade o indivíduo suporta as frustações do dia a dia,gerando assim uma irritabilidade. Todavia está irritabilidade pode vir a se manifestar de forma física como por exemplo dores musculares ou dor de cabeça. É possível observar que o “estresse é um mecanismo fundamental de preservação da existência. ”

De acordo com o autor existe uma ansiedade saudável , assim como há um estresse vital, na qual é definido como um estado de ansiedade pois ajuda o indivíduo a canalizar e a metabolizar as reações cerebrais, gerando assim reações psicossomáticas na qual preparam o indivíduo para lutar ou fugir de determinadas situações, ajudando o ser humano a preservar a vida diante de ameaças.

Todavia o estresse é um mecanismo fundamental de preservação da existência.pois diante de determinada ameaça ele contra ataca ou se esconde. Quanto mais sofisticado for o organismo, mais complexo os mecanismos estressantes vão ser.

“O ser humano intelectualizada, mas cujo eu não é um bom gestor da própria mente ,cria feras e produz serpentes em seu imaginário.”

Entretanto quando o estresse é doentio o indivíduo produz sintomas bem mas frequentes e intensos. Ou seja, não é necessário ter algo no seu encalço, basta simplesmente lidar com algumas situações do dia a dia. A era digital cria um predador natural,a partir daí o ser humano começa a sofrer de forma constante pelo futuro e aí acaba se tornando algo intolerável. O ser humano de hoje ao observarmos vemos que ele se tornou o seu próprio predador.

 

 

Leia nossa indicação e post “Metáforas cotidianas, parafraseando a vida”

Siga nosso insta @PensarBemViverBem




Deixe seu comentário