Adulação

Adulação

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “Adulação”.

Quando colocamos um livro no mercado, quando fazemos um projeto e deixamos que ele seja desenvolvido pelas pessoas, quando estamos em alguma atividade de gestão pública ou privada, quando formamos filhos e filhas, enfrentamos um grande perigo, que é a adulação. E é um perigo para o adulado. Porque a pessoa que adula, a que faz um elogio exagerado, me impede de ter uma visão crítica sobre o que estou pensando. Ela faz com que haja uma redução da capacidade de correção de rota.

Como ninguém é capaz de fazer tudo certo, o tempo todo, de todos os modos, o adulador é um inimigo muito poderoso. O pensador Tácito dizia que os aduladores são o pior tipo de inimigo. Porque eles reduzem a capacidade de rever, de reinventar, de refazer.

O adulador, ao dizer que aquilo que eu fiz, escrevi, cantei, mostrei é o melhor, aquele que fica o tempo todo me bajulando, prejudica a minha capacidade de reinterpretar, de melhorar, de me elevar a um patamar superior.

Ainda que todo afago no ego seja gostoso e todo elogio quando merecido nos faça bem, é preciso distinguir o que é elogio do que é adulação, aquilo que nos deixa de olhos vendados

 

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário