A necessidade da arte

A necessidade da arte

Mario Sergio Cortella e um de seus excelentes textos sobre “A necessidade da arte”.

 

A necessidade da arte é um livro clássico, de Ernst Fisher, que discute a origem da arte, isto é, porque nós, humanos na história, fomos fazer algo que não tem tem, na prática, nada que seja aplicável de imediato?

Nós não comemos melhor, não carregamos mais coisas, não plantamos mais só porque temos um enfeite, algo que ornamenta o ambiente. Inclusive, ele levanta uma história muito curiosa a partir do momento em que o primeiro ser humano fez um vasinho de argila, que serviria para carregar água. Quando terminou o vaso, a argila estava um pouco úmida, e ele pegou um gravetinho e, em torno do vaso, fez um pequeno desenho, mesmo que fosse uma linha ou uma espécie de labirinto.

Grande questão: para que serve aquilo? Não vai aumentar a capacidade do vaso de carregar água, não vai tornar a água mais potável, não vai fazer com que se leve por mais tempo aquilo. Qual é a finalidade de fazer um desenho, de enfeitar, de ornamentar?

Talvez aqueles a quem Nelson Rodrigues chamava de “os idiotas da objetividade” dissessem “isso nada serve”.

Mas, ao contrário, a arte tem uma serventia muito grande. Serve para que sejamos capazes de produzir beleza, assim como um teorema tem beleza, assim como um texto poético ou um texto científico tem beleza, também a arte nos leva a sermos capazes de deixar nossa marca, a nossa impressão dentro das coisas.

a arte nos marca para que marquemos a vida.

Mario Sergio Cortella

 

Compre o Livro “Pensar Bem nos Faz Bem Vol.1” do filósofo Mario Sergio Cortella.

 

Mario Sergio Cortella é um filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro mais conhecido por divulgar questões sociais ligadas à filosofia na sociedade contemporânea.

Outros Livros do filósofo Mario Sergio Cortella:

 

Deixe seu comentário